A democracia impulsiona o crescimento econômico?
No 38º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Sergio Rodrigo Vale sobre o artigo "Democracia, crescimento econômico e volatilidade no Brasil: qual a causalidade?", publicado no nº 44 da revista.
Sergio Rodrigo Vale é pesquisador no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e economista chefe da MB Associados.
O estudo analisa mais de um século da economia brasileira (1900-2022) para explorar a relação entre democracia e crescimento econômico. A pesquisa demonstra que a democracia causou maior crescimento no Brasil e reduziu a volatilidade econômica ao longo do século XX e início do XXI.
Utilizando novas bases de dados do PIB brasileiro e técnicas econométricas robustas, o estudo revela que a democratização pode aumentar o PIB per capita em até 20% no longo prazo. Os resultados mostram que o período democrático entre 1945 e 1963 registrou crescimento médio de 7,1% ao ano, superior aos 6,3% da ditadura militar (1964-1984).
A pesquisa corrobora estudos internacionais que apontam a relação causal entre democracia e crescimento. Regimes autoritários não conseguem coexistir com longos períodos de crescimento, e as crises econômicas produzidas por esses regimes frequentemente levam à sua queda.
Como destaca o autor: "Para o país conseguir manter e criar mais crescimento, uma condição essencial, mas obviamente não suficiente, é sustentar sua democracia."
Leia o artigo completo: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.286088
Siga a RBCP nas redes sociais:
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – Shane Ivers
🎵 "The Beat of Nature" – folk_acoustic
🎵 "Lofi" – Everet Almond
🎵 "Indie Folk Instrumental 01" – alanajordan
🔍 Lideranças religiosas influenciam o voto dos fiéis?
No 37º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Matheus Gomes Mendonça Ferreira sobre o artigo "Lideranças religiosas e o voto em Bolsonaro em 2022", publicado no nº 44 da revista. O artigo tem como coautor, junto com Matheus, Mario Fuks.
📊 O estudo revela que o voto em Bolsonaro não se explica apenas por vínculos ideológicos ou identitários, mas também pela mobilização de lideranças religiosas nas igrejas e templos. A pesquisa analisou dados de um survey nacional para investigar como as mensagens dessas lideranças influenciaram as escolhas eleitorais em 2022.
🔍 Os resultados mostram que evangélicas expostas a mensagens pró-Bolsonaro de suas lideranças religiosas apresentaram 2,4 vezes mais chances de votar no candidato. Mas o achado mais surpreendente é que católicas expostas a essas mensagens tiveram 4 vezes mais chances de votar em Bolsonaro.
⚖️ O fraco vínculo partidário no Brasil abre espaço para que lideranças religiosas assumam papel de formadoras de opinião e cabos eleitorais não políticos. Enquanto a literatura tem focado quase exclusivamente nas lideranças evangélicas, este estudo demonstra que lideranças católicas têm o mesmo poder de mobilização eleitoral.
💬 Como sintetizam os autores: "Como o bolsonarismo é um fenômeno sem partido, Bolsonaro se beneficia da ação dessas lideranças religiosas para fidelizar eleitores."
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – Shane Ivers
🎵 "Coniferous Forest" – Olexy
🎵 "Lofi" – Everet Almond
🎵 "Calm (Soft Background Music)" – Grand Project
Como funcionam as nomeações para cargos comissionados nos ministérios do governo federal?
No 36º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Nayara Macedo de Medeiros Albrecht sobre o artigo "Nomeação a cargos públicos no Brasil: um estudo comparado das pastas de Agricultura e Cultura do Executivo Federal (2011-2021)", publicado no nº 44 da revista. O artigo tem como coautor, junto com Nayara, Pedro Floriano Ribeiro.
A pesquisa analisou 890 nomeações em dois ministérios entre 2011 e 2021, explorando vínculos políticos para além do tradicional foco em partidos, como experiências associativas e no setor privado. Mostra que esses tipos de vínculos e experiências são muito mais comuns do que os vínculos partidários. Também explora como a diferença no nível de profissionalização das carreiras dos ministérios afeta os processos de nomeação.
O estudo inovou metodologicamente ao desenvolver um código em Python que automatizou a busca no Diário Oficial da União, permitindo rastrear trajetórias públicas e vínculos associativos dos nomeados.
Como destacam os autores: "Embora as pastas apresentem semelhanças quanto à quantidade de vínculos associativos e filiações, elas se distinguem principalmente no que tange à formação educacional dos/as funcionários/as e às carreiras que eles ocupam."
Leia o artigo completo: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.285564
Siga a RBCP nas redes sociais:
Créditos de trilha sonora
"Way Home" – Shane Ivers
"Chimes" – SnoozyBeats
"Inspiring Acoustic Indie Folk" – Lexin Music
No 35º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Geélison Ferreira da Silva e Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro sobre o artigo "A construção institucional da força policial e os padrões de policiamento na América Latina", publicado no nº 44 da revista.
O artigo tem como co-autores, junto com Geélison e Ludmila, Carlos Ranulfo Felix de Melo, e Mateus Rennó Santos. A pesquisa analisou 26 países latino-americanos, revelando que as forças policiais da região são descritas como "as mais letais do mundo", com uma média de 131 anos de existência e profundamente marcadas por heranças coloniais e autoritárias.
O estudo identifica que as polícias latino-americanas nasceram para proteger os interesses dos impérios coloniais e garantir hierarquias sociais, mantendo até hoje estruturas militarizadas que dificultam sua adaptação aos padrões democráticos.
Durante as ditaduras do século XX, essas forças atuaram como instrumentos de repressão política, e mesmo após a redemocratização, as tentativas de reforma falharam devido à resistência institucional e à falta de incentivos políticos para mudanças profundas.
Como destacam os autores: "a brutalidade policial na América Latina persiste não apesar da democracia, mas, em parte, por causa dela."
Siga o ConsCiência Política:
Instagram: https://www.instagram.com/rbcp_unb/
Twitter: https://twitter.com/rbcp_unb
Facebook: https://www.facebook.com/rbcp.unb
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Sunset Drive" – Tokyo Music Walker
Artista: Tokyo Music Walker
Licença: Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
Fonte: https://www.audiolibrary.com.co/tokyo-music-walker/sunset-drive
🎵 "Summer Love" – TomH
Artista: TomH
Licença: Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
🎵 "Chimes" – SnoozyBeats
Artista: SnoozyBeats
Licença: Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
🎵 "Winter's Tale" – Pyrosion
Artista: Pyrosion
Licença: Creative Commons — Attribution 3.0 Unported — CC BY 3.0
Fonte: https://www.audiolibrary.com.co/pyrosion/winters-tale
No 34º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Marcos Arcanjo de Assis sobre o artigo "O que influencia a atuação de burocratas de nível de rua do Sistema Único de Assistência Social?", publicado no nº 44 da revista.
📊 A pesquisa analisou 11 técnicos do Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) em Belo Horizonte, revelando que as características dos usuários têm mais peso nas decisões dos profissionais do que seus próprios atributos individuais ou aspectos organizacionais.
🔍 O estudo identificou dois esquemas de categorização utilizados pelos burocratas: usuários "resistentes" versus "aderentes" e "organizados" versus "desorganizados", baseados na motivação e capacidade de mudança comportamental das famílias atendidas.
⚖️ Mesmo com densa normatização do serviço, os profissionais exercem flexibilidade na implementação, adaptando suas práticas conforme as necessidades específicas de cada caso e as respostas dos usuários ao acompanhamento.
💬 Como destaca o autor: "A implementação de políticas públicas que visam alterar o comportamento e incentivar a participação ativa de usuários são justamente mais dependentes de suas demandas e motivação para acontecer e dar certo."
📖 Link do artigo: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.290142pt
📱 Siga a RBCP nas redes sociais:Instagram: https://www.instagram.com/rbcp_unb/Twitter: https://twitter.com/rbcp_unbFacebook: https://www.facebook.com/rbcp.unb
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Way Home (Simple Positive Acoustic Background Music)" – SoulProdMusic
🎵 "Chimes" – Snoozy Beats
🎵 "Inspiring Acoustic Indie Folk" – The_Mountain
🧾 A qualidade da burocracia explica o desempenho das escolas?
No 33º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers conversa com Elizandra Sirlei Del Zotto Ritter e Maurício Michel Rebello sobre o artigo "Qualidade burocrática e desempenho educacional no Rio Grande do Sul em 2021", publicado no nº 44 da revista.
📊 A pesquisa cruza dados de 497 municípios gaúchos para saber se números de servidores, escolaridade do funcionalismo e cargos de confiança se refletem no IDEB da rede pública municipal.
⚖️ Os autores mostram que, diferentemente do esperado, a quantidade de funcionários e a formação dos estatutários não impactam o IDEB; o único fator relevante é a maior escolaridade dos cargos de confiança, indicando que nomeações técnicas podem fazer diferença.
💬 Como destacam os autores: "A escolaridade dos cargos de confiança pode ser um indicativo do fortalecimento da capacidade técnica do Estado por meio de indicações externas."
📖 Leia o artigo na íntegra clicando aqui: https://doi.org/10.1590/0103-3352.2025.44.284299
#educação #burocracia #IDEB #gestãopública #políticaseducacionais #capacidadedoEstado
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram: https://www.instagram.com/rbcp_unb/ | Twitter: https://twitter.com/rbcp_unb | Facebook: https://www.facebook.com/rbcp.unb
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Misty Morning" – Tomh.
🎵 "Winter's Tale" – Pyrosion
🎵 "Up Above" – Pyrosion
🎵 "The View" – Pyrosion
🧭 Como a coordenação federativa pode reduzir desigualdades na saúde?
No 32º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Gabriel Santana Machado e Fernando Luiz Abrucio sobre o artigo “Coordenação federativa e desigualdade territorial: a efetividade e os limites da política redistributiva da União junto aos municípios no campo da saúde”, assinado também por Eduardo José Grin e publicado no nº 44 da revista.
📊 A pesquisa revela que, mesmo sem regras explícitas de equidade, os repasses federais aliviam disparidades entre municípios com diferentes capacidades estatais.
⚖️ Os autores mostram que cidades com menor estrutura recebem mais recursos na área de saúde, mas isso não garante avanço nas capacidades estatais dos municípios mais frágeis.
💬 Como resumem os autores: “A redistribuição financeira da União pode atenuar desigualdades, mas não basta para qualificar o poder local.”
📖 Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
***
#federalismo #saúdepública #desigualdadeterritorial #capacidadedoEstado #políticaspúblicas #coordenaçãofederativa
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
***
🎧 Créditos de trilha sonora
🎵 "Sunset Drive" – Tokyo Music Walker
🎵 "The View" – Pyrosion
🎵 "Up Above" – Pyrosion
🎵 "Summer Love" – Tomh.
📊 Como renda e contexto influenciam o voto no PT em Porto Alegre?
No 31º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Bruno Marques Schaefer sobre o artigo “Eleitor pobre, lugar pobre, eleitor ‘vermelho’? Análise das bases eleitorais do PT a partir de Porto Alegre”, publicado no nº 44 da revista. O artigo foi escrito em coautoria com Sergio Simoni Junior e Maria Alice da Rocha Piazza.
📊 A pesquisa mostra que, desde 1996, o PT teve melhor desempenho nas urnas com maior proporção de eleitores de baixa escolaridade e localizadas em áreas mais vulneráveis, contrariando a ideia de que o partido teria perdido sua base tradicional de classe média.
🔍 Utilizando modelos estatísticos multinível e dados detalhados por seção eleitoral, os autores revelam que a escolaridade dos eleitores tem peso maior em bairros ricos do que em bairros pobres — um efeito contextual pouco explorado em estudos anteriores.
⚖️ A análise do caso de Porto Alegre, uma cidade com alto IDH e histórico de vitrine do “modo petista de governar”, aponta limitações na tese do realinhamento eleitoral e destaca a importância de combinar variáveis micro e contextuais para entender o voto.
💬 Como destacam os autores: "O PT ganhava eleições numa capital com bons indicadores sociais, mas era votado, principalmente, pelos eleitores e nos lugares mais pobres."
📖 Leia o artigo na íntegra clicando aqui
***
#eleitorado #petismo #PortoAlegre #votoeconômico #escolaridade #desigualdadesregionais
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook🎧
Créditos de trilha sonora
🎵 "Sunset Drive"
🎵 "The View"
🎧 Como a Lei Aldir Blanc se tornou política pública permanente?
No 30º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Wendy Silva de Andrade e Bernardo Oliveira Buta sobre o artigo “Lei Aldir Blanc: o impacto da pandemia na mudança institucional”, publicado no nº 44 da revista.
📊 A pesquisa analisa mais de 260 discursos parlamentares para compreender como medidas emergenciais criadas durante a pandemia resultaram em uma nova política pública nacional para o setor cultural.
⚖️ Utilizando a teoria de Mahoney e Thelen, os autores mostram que a Lei Aldir Blanc passou por dois tipos de mudança institucional: sobreposição, no momento emergencial, e conversão, quando se tornou permanente.
🔍 A atuação do Congresso e a articulação de agentes chamados “subversivos” foram decisivas para consolidar a cultura como política de Estado, com descentralização de recursos e fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura.
💬 Como sintetizam os autores: "A pandemia abriu uma janela institucional rara, e o Legislativo a transformou em uma oportunidade para consolidar direitos culturais".
📖 Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
***
#LeiAldirBlanc #políticacultural #mudançainstitucional #pandemia #CongressoNacional #culturabrasileira
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook🎧
Créditos de trilha sonora
🎵 "Sunset Drive"
🎵 "The View"
🧾 Como as sabatinas no Senado revelam disputas de poder e preferências políticas no controle do TCU?
No 29º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Cecília Olivieri e Guilherme Lissone Casaniga sobre o artigo “As sabatinas dos indicados ao TCU no pós-1988: poder de nomeação e accountability horizontal”, publicado no nº 44 da revista.
🎙️ A pesquisa, realizada também com David Gonçalves, mostra que as sabatinas não servem apenas para avaliar currículos, mas se tornaram espaço relevante de disputa política sobre o papel do Tribunal de Contas da União e as preferências dos senadores quanto ao perfil de ministro desejado.
⚖️ O estudo revela que, desde 2008, há crescente crítica dos senadores à autonomia do TCU e que a aprovação de nomes costuma ser precedida por intensas negociações políticas. A análise confirma que o Senado exerce influência estratégica sobre o processo, contrariando a ideia de mero “carimbo” às indicações presidenciais.
💬 Como sintetizam os autores: “A sabatina virou o momento de dizer como o TCU deve se comportar, mais do que de avaliar o indicado em si.”
📖 Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
#TCU #accountability #sabatinas #controlepúblico #políticainstitucional #democraciabrasileira
Neste 28º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Tailon Rodrigues Almeida sobre o artigo “Quando a corrupção é uma ameaça à democracia? Percepção de corrupção sobre políticos e burocratas e legitimidade democrática na América Latina”, publicado no nº 44 da Revista Brasileira de Ciência Política.
A pesquisa, realizada com Gabriel Avila Casalecchi, mostra que a corrupção percebida entre políticos gera maior desgaste na confiança democrática do que aquela associada a funcionários públicos.
O estudo revela que altos níveis de percepção de corrupção favorecem discursos autoritários e podem comprometer a legitimidade dos regimes democráticos na região.
Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Neste 27º episódio do ConsCiênciaPolítica, podcast da Revista Brasileira deCiência Política(RBCP), Rebecca Abersentrevista o professor Márcio Grijó Vilarouca (CPDOC-FGV) sobre o artigo "Os protestos de junhode 2013 no Rio de Janeiro: '#Não me representam?'", publicado no nº 44 daRevista Brasileira de Ciência Política. Baseada em entrevistas aprofundadas comjovens manifestantes, a pesquisa explora suas visões políticas, expectativas eo conceito de "esperança cética" na delegação política. Vilaroucatambém analisa diferenças entre grupos mais e menos experientes com a políticae reflete sobre como essas percepções influenciaram o cenário político brasileiroposterior, especialmente o surgimento da extrema direita.
Acesse o artigo em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/5LzD6yMGd857jVYX3NTxZkb/
Siga-nos nas mídiassociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Tatiana Carlotti e Marcos Diniz
Neste 26º episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista o professor Ricardo Fabrino Mendonça (Ciência Política - UFMG) sobre o artigo “Algoritmos, desidentificação e infrapolítica da resistência”, publicado no n° 44 da Revista Brasileira de Ciência Política. Escrito em coautoria com os professores Fernando Filgueiras (UFG) e Virgílio Almeida (UFMG), o artigo analisa uma série de práticas subterrâneas de resistência contra este controle.
Acesse o artigo em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/9dHmHNSzsGWt4CTb3nthVTd/
Siga-nos nas mídiassociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Tatiana Carlotti e Marcos Diniz
No vigésimo quinto episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Francisca Marli Rodrigues de Andrade e Viviane Heringer Tavares, auotras do “Povos indígenas e eleições no Brasil (2014, 2018 e 2022): violências históricas e insurgências atuais”
Acesse o artigo em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/VBPw4BHtfJRGFKxZRdVnzBP/?lang=pt
Siga-nos nas mídiassociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni e Mariana Tavares
No vigésimo quarto episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Luiz Ademir de Oliveira sobre seu artigo "Do discurso antipolítica a uma retórica de adesão ao establishment: as estratégias de Alexandre Kalil e Romeu Zema nas eleições de 2016 a 2022" em coatoria com Carla Montuori Fernandes e Fernando de Resende Chaves
Acesse o artigo em:
https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/yPMzmnzRhvvXXXyvkNkw8dM/
Siga-nos nas mídiassociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni e Mariana Tavares
No vigésimo terceiro episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP),Rebecca Abers entrevista Vinicius Santos autor do artigo ""Navigating turf wars: disruptions in the politics of bureaucracy in Brazil" traduzido como"Navegando em guerras de território: perturbações na política da burocracia".
Acesse o artigo em:
https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/yPMzmnzRhvvXXXyvkNkw8dM/
Siga-nos nas mídiassociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni e Mariana Tavares
No vigésimo segundo episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Daniela Leandro Rezende e Maria Ligia Elias sobre seu artigo "Ideologia de gênero e crise da democracia na América Latina em debates legislativos no Brasil e no Uruguai".
Acesse o artigo:
https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/CY6hTFTY9RdsTbZgVgbC98g/
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni e Mariana Tavares
No vigésimo primeiro episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Rebecca Abers entrevista Vinicius Silva Alves sobre seu artigo "Rage within the machine: the engagement and radicalization of party members and leaders in Brazil" em coautoria com Pedro Floriano Ribeiro, Pedro Paulo de Assis e Luís Gustavo Bruno Locatelli.Acesse o artigo:
https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/JHv4JcLgMLkrd8gKpC75XdN/?lang=en
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni
No vigésimo episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Debora Rezende entrevista Euzeneia Carlos do Nascimento e Matheus Mazzili Pereira sobre seu artigo "Descomemorando” o desastre no Rio Doce: táticas, performances e enquadramentos
Acesse o artigo:
https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/hhF5rCt5CvPQV6xgCZ3xLNF/abstract/?lang=pt
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Rafael De Toni
No décimo nono episódio do ConsCiência Política, podcast da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCP), Debora Rezende entrevista Marcos Resende e Cláudia Feres Farias sobre seu artigo 'Despublicização e resistência contra o “Escola sem Partido” na Câmara dos Deputados'.
Acesse o artigo: bit.ly/rbcp426
Siga-nos nas mídias sociais: Instagram | Twitter | Facebook
Edição: Isabela Rocha