No último episódio do nosso podcast, conversamos com Carlos Portinha, Diretor Clínico da Insparya, sobre a importância da medicina na imagem pessoal, o crescimento da procura por transplantes capilares e o impacto das redes sociais e dos padrões de beleza na nossa vida.
Falamos também sobre a expansão internacional da Insparya, os desafios do setor e o crescimento da procura por transplantes capilares nos últimos anos.
No último episódio de 2024, recebemos no nosso podcast a diretora-executiva da Associação Novamente, Vera Bonvalot.
A conversa aprofunda o papel desta associação no apoio às pessoas com dano cerebral adquirido e aborda a importância da solidariedade na vida destes utentes.
O sistema de saúde, a classe profissional médica e o perfil das pessoas que procuram ajuda são alguns dos temas em destaque.
No novo episódio de podcast, José Tempero aborda a adoção de terapêuticas à base da canábis medicinal em Portugal.
O Diretor de Assuntos Médicos da Tilray Medical Europe fala ainda sobre a entrada destes medicamentos no mercado, os avanços científicos nesta área e o futuro do uso da planta na medicina.
João Maria Condeixa, External Affairs Lead e Board Member na Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal, é o mais recente convidado do podcast “Como anda a nossa saúde?”.
A inovação clínica, o papel de Portugal na indústria farmacêutica e os desafios desta área são alguns dos temas abordados durante a conversa.
O novo episódio do "Como anda a nossa saúde?" conta com o contributo do Presidente da Associação Portuguesa de Técnicos Auxiliares de Saúde (APTAS), Adão Rocha.
Ao microfone da Onya Health, o profissional de saúde fala sobre a formação de novos profissionais, incentivos para a classe, dificuldades do SNS e políticas de saúde.
No episódio deste mês, recebemos a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, para uma conversa sobre o papel que a DGS ocupa ao longo da nossa vida.
Ao "Como anda a nossa saúde?", a médica reflete sobre futuras pandemias, fadiga vacinal, programas de saúde para minorias e impacto da migração.
No mais recente episódio do "Como anda a nossa saúde?", falamos sobre tecnologia, IA e formação em saúde digital com Ana Luísa Neves, diretora da Global Digital Health Unit no Imperial College London.
Luís Miguel Figueiredo, Diretor-geral da Valormed Portugal, é o próximo convidado do nosso podcast.
Afinal, o que acontece aos medicamentos que já não usamos? Ou: o que deveria acontecer?
Neste episódio, vamos falar sobre a importância do trabalho de recolha dos medicamentos fora de uso e de prazo de validade que todos temos em casa e o impacto desta ação na saúde pública.
No novo episódio do podcast, falamos sobre ética aplicada à biomedicina.
Uma conversa muito interessante e enriquecedora com Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Carla Rodrigues, Presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), reflete sobre as dificuldades dos casais no acesso à técnicas de PMA, os tratamentos disponíveis em Portugal e os avanços e recuos na lei da gestação de substituição.
O primeiro episódio de 2024 conta com o testemunho de Guilherme Monteiro Ferreira, Diretor de Acesso ao Mercado e Assuntos Externos da GSK.
No episódio deste mês recebemos Humberto Alexandre Martins, farmacêutico que passou por cargos públicos, como o Ministério da Saúde, e que trabalhou na indústria com cargos ligados aos assuntos públicos e governamentais.
Ao podcast da Onya Health, falou do atual estado do SNS — em comparação com o período da troika, quando lidou com decisões governamentais —, do acesso dos portugueses aos medicamentos e da prática de lobby neste setor.
Em novembro, é o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, que tem a palavra no podcast “Como anda a nossa saúde?”.
Neste episódio, o psicólogo reflete sobre a regulação relativamente recente da profissão, os principais problemas no acesso aos estágios de formação e a carência de recursos no SNS para a área da saúde mental.
O Bastonário relembra ainda que “50% da população portuguesa não tem qualquer hipótese de aceder a psicólogos, a não ser por via social ou via setor público”.
A Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, é a convidada de outubro do “Como anda a nossa saúde?” — no ano em que esta entidade pública celebra 65 anos.
Ao microfone da Onya Health, a médica reflete sobre a componente ética da dádiva de sangue e o conceito de neutralidade financeira, fala sobre a dificuldade de fixar dadores entre os 25 e os 45 anos e a importância de implementar mais políticas de incentivo à dádiva.
Entre balanços sobre a Covid-19 e as Jornadas Mundiais da Juventude, há tempo ainda de fazer um elogio ao país: “Em termos de doação e transplantação de órgãos, temos um lugar cimeiro”.
O convidado deste mês é o diretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), João Goulão, que nos fala sobre a gestão das dependências em Portugal.
Ao longa da conversa, o médico reflete sobre as políticas de saúde nacionais para lidar com as drogas, o peso do estigma associado ao vício e o caminho que podemos traçar no futuro, como a implementação das salas de consumo assistido. Além das drogas, João Goulão aborda ainda outras dependências, muitas vezes desvalorizadas: o jogo e o álcool.
Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, é a mais recente convidada do podcast “Como anda a nossa saúde?”.
Em agosto, discutimos o papel da alimentação em Portugal. Ao microfone da Onya Health, a nutricionista faz um balanço sobre as conquistas da classe profissional nos últimos anos, reflete sobre a urgência do combate às fake news e convida as instituições a envolver as crianças no processo de escolhas alimentares mais saudáveis.
No episódio deste mês, o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, não poupa elogios ao SNS.
Ao microfone da Onya Health, o político explica como é gerir o Serviço Nacional de Saúde por dentro: a relação com os privados, a importância do aumento da dotação orçamental e as respostas para dar a volta a alguns dos problemas mais estruturais, como a carência de médicos, falta de valorização dos profissionais e o envelhecimento da população.
A um ano das eleições europeias, recebemos Sara Cerdas, deputada ao Parlamento Europeu. Ao microfone da Onya, a médica, que integra a Comissão de Saúde em Bruxelas, aprofunda o tema do Espaço Europeu de Dados em Saúde, reflete sobre a lição de solidariedade da UE durante a pandemia e aborda a necessidade do investimento na saúde no espaço comum.
No episódio desta semana, recebemos Ricardo Baptista Leite, deputado à Assembleia da República.
Em entrevista, o médico aborda a educação médica em Portugal e o acesso à especialidade, a falta de investimento nos hospitais do SNS e a importância de reformar a saúde local para melhorar o acesso e os cuidados.
No episódio deste mês conversamos com Clélio Meneses, ex-Secretário Regional da Saúde e do Desporto dos Açores.
Em entrevista, gravada ainda durante o seu mandato, o político abordou a importância da telemedicina em locais isolados, as principais medidas regionais para fixar profissionais de saúde e o papel das instituições no combate ao suicídio jovem.