Roteirista, diretor e produtor de cinema e TV, o franco-brasileiro Max Calligaris é filho de Contardo Calligaris, psicanalista e escritor falecido em 2021. Max foi um dos responsáveis por "Psi", série da HBO Brasil criada a partir de um personagem desenvolvido por seu pai. Em entrevista à psicanalista e socióloga Ingrid Gerolimich, no programa Brasil no Divã, Max fala sobre seu trabalho no audiovisual, os desafios de retratar a rotina de um terapeuta nas telas, e a relação muitas vezes conturbada com seu pai Contardo Calligaris.
O BRASIL NO DIVÃ desta semana recebe a filósofa e escritora Márcia Tiburi, autora de livros como "Como Dialogar com um Fascista", "Ridículo Político" e "Complexo de Vira-Lata: Análise da Humilhação Brasileira". Alvo de ataques bolsonaristas, ela decidiu deixar o Brasil em 2019 e seguiu carreira acadêmica na França, retornando a São Paulo em 2023. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, Tiburi fala sobre sua volta ao Brasil, as ameaças que enfrentou e as estratégias e ferramentas para combater o extremismo de direita.
Rodrigo Gonsalves é psicanalista, doutor em filosofia e tradutor. Já trabalhou ao lado de pensadores como Christian Dunker, Alenka Zupančič e Slavoj Žižek e lançou, recentemente, o livro "Por que Psicanálise?". Em meio a recentes discussões sobre sua validade nas redes sociais, vale perguntar: Qual a contribuição da psicanálise nos dias atuais? Esse é o tema do novo episódio do Brasil no Divã, com apresentação de Ingrid Gerolimich. Acompanhe
No Brasil no Divã desta semana, a socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich recebe Petria Chaves. A jornalista da rádio CBN é autora de "Escute teu silêncio: Como a arte de escutar nos torna pessoas melhores, mais presentes e mais interessantes", livro que trata da dificuldade em compreender o diferente em um mundo cada vez mais polarizado e marcado por um fluxo constante de conteúdo e informação.
O neurocientista Miguel Nicolelis é um dos mais respeitados nomes da pesquisa brasileira. Um dos pioneiros na tecnologia de interface entre homem e máquina no país, é também autor de livros como "Muito além do nosso eu", "O cérebro relativístico" e "O verdadeiro criador de tudo". Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, o professor Miguel Nicolelis trata dos avanços da inteligência artificial (IA), a popularização de ferramentas como o ChatGPT e o tamanho do "hype" produzido pelas novas tecnologias. Para o pesquisador, a AI não será capaz de superar a inteligência humana ou a nossa criatividade - mas poderá causar impactos significativos em nossa sociedade e no mundo do trabalho. Saiba mais na nova edição do programa Brasil no Divã.
Psicólogo, palestrante e escritor, Alexandre Coimbra Amaral é autor de livros como "Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise", "Toda ansiedade merece um abraço" e "A exaustão no topo da montanha". Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, ele fala sobre o aumento de diagnósticos de doenças mentais nos dias de hoje e qual é a parcela de responsabilidade de nossa sociedade nessa situação. Quais as consequências das cobranças excessivas por produtividade e do excesso de consumo de informação na vida dos brasileiros? Saiba mais no novo capítulo do BRASIL NO DIVÃ.
Filósofo, educador, escritor e professor de teologia, Mario Sergio Cortella é um dos mais renomados pensadores contemporâneos brasileiros. Sua obra se baseia na ideia de que todos somos responsáveis pela construção de uma sociedade mais igualitária e mais justa. Foi secretário de Educação da prefeitura de São Paulo, durante a gestão de Luiza Erundina, e teve sua tese de doutorado orientada por Paulo Freire. Em entrevista ao Brasil no Divã, Cortella fala sobre os ataques à educação perpetrados pela direita bolsonarista, os desafios da reconstrução do ensino no novo governo Lula, e a decisão de suspender o programa de escolas cívico-militares.
O futebol brasileiro necessita, hoje, de uma nova Democracia Corinthiana? Para Walter Casagrande, ex-centroavante do Corinthians e atualmente comentarista esportivo e colunista do portal UOL, agora é o momento de uma nova união entre as torcidas para a defesa dos direitos e pelo combate ao machismo, racismo e LGBTfobia nos estádios. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, Casagrande fala sobre a história da Democracia Corinthiana ao lado do colega Sócrates, seus trabalhos depois dos gramados e sua luta contra a dependência química. Saiba mais no novo episódio do Brasil no Divã.
Ao longo de três anos, os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga pesquisaram mais de 100 casos de abuso sexual contra menores cometidos por padres católicos - crimes que, muitas vezes, foram acobertados pela hierarquia da Igreja no Brasil. O resultado da apuração é o livro "Pedofilia na Igreja: Um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil", lançado em maio deste ano pela editora Máquina de Livros. O dossiê, porém, não se restringe apenas ao levantamento de crimes judicializados: Avança sobre os desdobramentos judiciais, o impacto na vida das vítimas e a impunidade da Igreja no País.
Leia mais no site de CartaCapital: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/por-baixo-da-batina-livro-expoe-casos-de-pedofilia-envolvendo-padres-catolicos-no-brasil/
Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, é um dos principais nomes da Teologia da Libertação na Igreja Católica. Militante de movimentos pastorais e sociais, foi preso duas vezes sob a ditadura militar, atuou na construção das Comunidades Eclesiais de Base nos anos 1980 e foi assessor especial do presidente Lula entre 2003 e 2004. Em entrevista à socióloga Ingrid Gerolimich, no BRASIL NO DIVÃ, Frei Betto trata de temas diversos, como as expectativas e os desafios do novo governo Lula, as relações entre Igreja e Estado, o poder das big techs e das fake news, e a influência da bancada evangélica na política brasileira - mas, também, a dificuldade da esquerda em dialogar com este segmento da população.
Milly Lacombe é uma das pioneiras no jornalismo esportivo brasileiro. Foi uma das primeiras mulheres a atuar na área, com passagens como comentarista pela SporTV e Rede Record. Em entrevista ao programa BRASIL NO DIVÃ, ela fala sobre os desafios para uma mulher nessa área, além debater questões relevantes ao futebol nos dias de hoje, como a importância do esporte na formação da identidade brasileira, o potencial do futebol feminino, episódios de racismo contras atletas e as graves denúncias de abuso contra jogadores, como nos casos Robinho, Daniel Alves e Cuca.
Lucia Marina dos Santos, a Marina do MST, participa da luta dos trabalhadores sem-terra há mais de trinta anos. Eleita deputada estadual pelo PT do Rio de Janeiro, ela agora quer levar a pauta do direito à terra para a Assembleia Legislativa. Em entrevista ao programa BRASIL NO DIVÃ, Marina fala sobre sua trajetória de militância, os esforços do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em defesa do meio-ambiente e da agroecologia, os diálogos com o novo governo Lula e os desafios impostos pela CPI do MST, que busca criminalizar as lutas sociais.
Professor de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Felipe Osório é um dos autores de "Brasil sob escombros: Desafios do governo Lula para reconstruir o país", livro que conta com a colaboração de nomes como Alysson Mascaro, Breno Altman, Cesar Calejon, Luiz Gonzaga Belluzo, Sofia Manzano, Silvio Almeida, entre outros. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, Luiz Felipe fala sobre os desafios do terceiro mandato de Lula, o "legado maldito" deixado pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, os posicionamentos diplomáticos do Brasil e as possibilidades de reconstrução da esquerda brasileira em um contexto de crise internacional e acirramento do modelo neoliberal. Confira a entrevista completa.
A atriz Lucélia Santos é conhecida não apenas por seus trabalhos na TV - dentre os quais se destaca a novela "Escrava Isaura", da Rede Globo - mas também por sua militância política. Fundadora do Partido Verde em 1986, atuou na campanha das Diretas Já e acompanhou a luta de Chico Mendes no Acre. Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, Lucélia relembra sua militância política e fala sobre os desafios das políticas do novo governo Lula para o Meio Ambiente, Povos Originários e Cultura.
No novo episódio do BRASIL NO DIVÃ, a psicanalista e socióloga Ingrid Gerolimich recebe Claudio Thebas, palestrante, escritor, educador e palhaço. Pós-graduado em Pedagogia da Cooperação e autor de mais de dez livros, Thebas fala sobre seu trabalho com o público infantil e adulto em temas como fortalecimento psíquico e emocional, como lidar com o luto e o poder (e possíveis limites) do humor.
Em entrevista ao programa BRASIL NO DIVÃ, o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), ministro do Meio Ambiente entre 2008 e 2010, fala sobre os desafios da área ambiental no terceiro governo Lula.
Itamar Vieira Junior, 43 anos, é o autor de 'Torto Arado', romance vencedor do Prêmio Jabuti de 2020. Em entrevista a Ingrid Gerolimich, no programa BRASIL NO DIVÃ, ele trata não apenas de seu livro mais conhecido, mas também de 'Salvar o Fogo', recém-lançado pela editora Todavia. Servidor do INCRA, Itamar fala também sobre como sua experiência de campo ajudou a construir suas narrativas e seus personagens. "Há muitas histórias soterradas neste país, e precisamos estimular que as pessoas escrevam sobre elas, também".
Filósofa, psicanalista, poetisa e escritora, Viviane Mosé é autora de 17 livros - Entre eles, "A Escola e Os Desafios Contemporâneos", "A Espécie que Sabe" e "Política – Nós também sabemos fazer". Em entrevista ao programa BRASIL NO DIVÃ, Mosé fala sobre a guerra de narrativas no mundo virtual, o papel das "big techs" na criação dos extremismos políticos e o papel da educação na construção de sociedades democráticas.
"Ou a nossa educação se volta a formar o humano, ou não teremos humanos para dar conta dos desafios sociais que temos", diz. "Temos o caos e a guerra da informação. O que a guerra da informação faz não é apenas vender um candidato para você, ou criar mentiras sobre as vacinas. Não é: Isso é uma estratégia de controle social".
Escritor, professor e pesquisador, Renato Noguera é um estudioso da filosofia africana. Em seus livros e nas redes sociais, ele defende a necessidade de descolonizar a filosofia - ou seja, estudar autores e pontos de vista de fora do chamado mundo ocidental. Saiba mais no novo episódio do BRASIL NO DIVÃ, com a socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich.
Cristina Serra é uma renomada jornalista brasileira, com uma carreira de mais de três décadas em veículos de comunicação de destaque no país, como a TV Globo, a revista Veja e o jornal O Globo. Sua atuação na área jornalística é marcada pela cobertura de temas relevantes, como política, economia e direitos humanos. Serra também é autora dos livros, "Tragédia em Mariana" e "Abuso: A cultura do estupro no Brasil" e "Nós, Sobreviventes do Ódio". Em entrevista à socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich, Cristina Serra analisa como os anos de governo Bolsonaro, marcado pela intolerância e pelo discurso de violência, reverberam no Brasil atual.