Hoje vamos falar de um escritório que atua em dois países, fazendo a arquitetura atravessar o oceano. O Triptyque foi eleito um dos 100 melhores escritórios de arquitetura do mundo pela Archello e tem uma trajetória de mais de duas décadas de atuação. Nossos convidados são Guillaume Sibaud e Gustavo Panza.
Ana Altberg é mais uma das nossas convidadas dentro da série de conversas com jovens arquitetos latino-americanos. Falamos sobre arquitetura dos povos originários, clima, a trajetória da Ana Altberg e muito mais. Os episódios sobre América Latina têm o apoio da Embaixada do Brasil em Lima e pretendem valorizar a produção e o pensamento dos jovens profissionais da região.
Continuando a série de conversas com jovens arquitetos latino-americanos, nosso convidado de hoje é Vitor Garcez. Falamos sobre mobiliário, artes visuais, reaproveitamento de materiais, entre outros tópicos. Os episódios sobre a arquitetura da América Latinal têm o apoio da Embaixada do Brasil em Lima e pretendem valorizar a produção e o pensamento dos jovens profissionais do cone sul.
O papo de hoje é com o arquiteto Denis Joelsons. Falamos sobre prêmios na arquitetura, a história das cozinhas, iluminação, pesquisa e muito mais. Esse episódio tem o apoio da Embaixada do Brasil em Lima e faz parte de uma série de conversas com arquitetos brasileiros e latino-americanos. Não deixe de conferir as entrevistas com os outros convidados também!
Hoje é dia de mais um episódio da série especial patrocinada pela Embaixada do Brasil em Lima, focada na arquitetura do sul global. Estamos conversando com jovens profissionais da América Latina e a convidada é a arquiteta argentina Noelia Monteiro. Falamos sobre arquitetura em espaços rurais, sustentabilidade e a história do Estúdio Flume.
Hoje o Betoneira traz mais um episódio da série especial patrocinada pela Embaixada do Brasil em Lima. Estamos conversando com jovens profissionais da América Latina e o convidado da vez é o premiado arquiteto Gustavo Utrabo. Falamos sobre processos criativos, o futuro da profissão e, claro, arquitetura do sul global.
Este episódio faz parte de uma série especial do Betoneira com patrocínio cultural do Consulado Brasileiro no Peru. Jovens arquitetos brasileiros e latinoamericanos serão os convidados das nossas conversas. Hoje recebemos Rodrigo Messina e Francisco Ribas, os nomes à frente do escritório Messina Rivas. A dupla fala sobre sua trajetória profissional e o aprendizado em diferentes países da América do Sul.
Em outubro de 1968, ano em que conflitos estudantis ocorreram em muitos países, explodiu em São Paulo, mais precisamente na rua Maria Antônia, um confronto entre estudantes da Universidade de São Paulo e do Mackenzie. O Brasil vivia a Ditadura Militar e os dois grupos de estudantes representavam valores opostos. Enquanto o grupo da USP lutava pela inclusão de mais alunos na universidade pública, o Mackenzie abrigava o CCC, (Comando de Caça aos Comunistas). O clima entre os dois lados da rua, em outubro, era o pior possível. A Batalha da Rua Maria Antônia se transformou em filme e esse é o tema do Betoneira de hoje, com a diretora Vera Egito e o diretor de fotografia William Etchebehere.
No episódio de hoje falamos sobre relacionamento entre construtoras, arquitetos e o universo dos investimentos. O convidado foi Rodolfo Zagallo, presidente do conselho da C3, o Clube da Construção Civil. Por meio de diversas iniciativas, o C3 coloca o mundo da construção civil em contato com investidores, arquitetos, urbanistas e outros profissionais da cadeia produtiva. Desde sua origem o C3 procura desenvolver novos paradigmas de relacionamento comercial, capacitação técnica e geração de conteúdo através de um comportamento mais colaborativo e experiências que despertem negócios e bons relacionamentos entre os associados. O link para escutar e assistir está na nossa bio.
O arquiteto japonês Riken Yamamoto recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 2024. Em 1973 ele fundou seu próprio escritório, o Riken Yamamoto & Field Shop, e há mais de cinco décadas vem se dedicando a uma arquitetura que valoriza a transparência e a interação social.
Neste episódio do Betoneira vamos conhecer melhor sua vida e obra, entender como funciona o prestigioso Prêmio Pritzker e como ele influencia a comunidade de arquitetos ao redor do mundo.
Sua produção é diversa com projetos de áreas comerciais, escritórios e restaurantes, mas destaca-se pelas obras de casas edificadas no entorno de Brasília e no cerrado goiano.
Iniciando com obras de volumes brancos tendo como pano de fundo o cerrado goiano, inspirados na arquitetura contemporânea portuguesa de Siza e Aires Matheus, evoluíram para estruturas em concreto aparente com fechamento de tijolos à vista, combinação pouco usual na arquitetura brasiliense.
Atualmente utilizam madeira e aço em suas obras, diversificaram seu repertório de projetos, bem como suas obras ganharam outros estados.
Gravamos este episódio, diretamente do estande da Docol, na Expo Revestir 2024, projetado pelos nossos convidados, os arquitetos Daniel Mangabeira, Matheus Seco e Henrique Coutinho, do escritório brasiliense Bloco Arquitetos. Juntos há 26 anos eles seguiram uma trajetória consistente, lidando com o peso da arquitetura moderna brasiliense, inovaram na materialidade de suas obras, na tectônica e na singular geografia do cerrado.
Ela é politizada, consciente, fez mestrado, doutorado, adora comida vegana, morou em Berlim, tem um ateliê revolucionário de artes, faz festa para o seu cachorro Paulinho e tem uma relação aberta com o multiartista Kauê. Ela também é da quebrada de Higienópolis, defende o kefir para todo mundo e está sempre querendo tomar uma atitude. A gente está falando da Tina, uma personagem criada por uma dupla de atrizes que tira sarro da elite cultural do Brasil com vídeos criativos e irônicos. O que a Tina tem a dizer sobre a arquitetura brasileira? Esse é o tema do Betoneira de hoje, com a participação da atriz Isabela Mariotto.
A cerâmica é o material mais antigo produzido pelo homem. O termo deriva do grego “kéramos” e significa terra queimada. Sua história ao longo dos séculos confunde-se com a história da civilização. Na arquitetura e construção civil, temos uma imensa gama de materiais de revestimentos a louças sanitárias. E quem cuida institucionalmente do desenvolvimento e do fortalecimento do setor de revestimentos e louças sanitárias no Brasil, é a ANFACER, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, uma instituição que há 40 anos congrega os principais fabricantes do setor. Hoje vamos falar sobre a ANFACER, sobre a Expo Revestir 2024 e conversar com o Head de Marketing e Eventos da Feira, André Campana.
Hoje falaremos de uma figura muito importante tanto para a arquitetura quanto para as artes visuais: Flavio Motta. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas pode ter certeza que ele influenciou algum arquiteto ou artista que você gosta. Ou, ainda, até mesmo um professor que deu aulas na sua faculdade de arquitetura - se você aí do outro lado for um estudante de arquitetura, claro. Prática e teoria sempre andaram juntas, assim como as artes plásticas e o ensino de arquitetura. Flavio Motta, como professor, formou gerações de artistas, arquitetos e historiadores da arte. Com a participação de Juliana Braga, neste episódio vamos entender melhor quem foi ele e qual o seu legado.
O Carnaval passou e você já tirou todo o glitter do corpo. Mas sempre é tempo de falar do direito à folia, da ocupação das ruas e do Carnaval como oportunidade de pensar os usos da cidade. Ninguém faz Carnaval como o Brasil e o Carnaval de rua em São Paulo se tornou um dos maiores do país. Ele cresceu muito em pouco tempo, mostrando grandes possibilidades e desafios. O direito à folia e as características da festa mais democrática e popular do Brasil são o tema do Betoneira de hoje, com o professor e pesquisador Guilherme Varella.
Inspirar, informar e entreter pessoas do mundo todo através da arquitetura. Isso é possível? Por meio de imagens, vídeos e conteúdos pensados e editados cuidadosamente, o Architecture Hunter tem aumentado cada vez mais seu público, tornando-se uma das maiores referências na divulgação da arquitetura. O projeto que começou no Instagram em 2013 se tornou uma empresa de mídia com presença global, atraindo arquitetos, designers, estudantes, curiosos e toda a cadeia de profissionais que trabalham no universo da arquitetura e do design. O percurso do Architecture Hunter é o tema do Betoneira de hoje, com a participação de Amanda Ferber, fundadora e CEO do projeto.
Aberto há 30 anos nos Jardins, na rua Melo Alves, o Bar Balcão é um dos bares clássicos de São Paulo. Frequentado em grande parte por artistas, arquitetos, jornalistas e escritores, o Balcão é querido por muita gente e passou por um momento tenso em 2023, com a ameaça do seu fechamento por conta de um empreendimento imobiliário. O Betoneira foi até o Bar Balcão para conhecer mais de perto a história desse estabelecimento icônico. Também falamos da importância dos bares na cidade, dos encontros e trocas que acontecem nas mesas e no balcão e sobre o que faz um bar ter personalidade própria. Com a participação do sócio do Balcão, Chico Millan.
Galerias subterrâneas, bueiros e locais abandonados são espaços da cidade que raramente ganham atenção. Eles mostram o lado sujo e sombrio que também faz parte da vida urbana. Mas essas paisagens também têm beleza e podem servir de suporte para o grafite e a arte urbana, que acontece fora dos espaços protegidos e institucionais da arte e enche a cidade de cor. A relação entre arte e os espaços subterrâneos, a arte urbana e o grafite são os temas do Betoneira de hoje, com o artista Zezão.
A arquitetura apareceu nas manchetes dos jornais logo no começo de 2023! Parte dos Palácios de Brasília foi depredada por grupos criminosos. Lina Bo Bardi na prova do ENEM, a morte do encenador Zé Celso Martinez Corrêa e do diretor do SESC São Paulo Danilo Santos de Miranda também foram outros fatos marcantes do ano. A abertura da Pina Contemporânea e o calor histórico que deu as caras nas cidades brasileiras foram tema da conversa. Retrospectiva 2023 é o episódio de hoje, com a participação de Ana Mello e Livia Piccolo, da equipe do Betoneira.
Hoje o tema é design brasileiro, arquitetura e memória. A Editora Monolito lançou no início de 2023 a coleção Monolito Design, em parceria com a DPOT, empresa que se dedica a reeditar obras de grandes mestres do design brasileiro. Cada número tem como tema o desenho de mobiliário de um determinado autor. A DPOT reeditou, este ano, móveis desenhados por dois grandes nomes da arquitetura brasileira: Rino Levi e Lucio Costa. A descoberta do mobiliário desenhado por eles e o design brasileiro foram temas do episódio de hoje, com a participação de Baba Vacaro e Fernando Serapião.