O primeiro episódio da terceira temporada destaca o álbum "Automatic for the People", lançado em 1992, pela banda REM formada por Michael Stipe, Peter Buck, Mike Mills e Bill Berry. A canção em destaque é "Find the River". Venha conhecer a importância deste disco e aproveite para relembrar como era a atmosfera sonora analógica que embalou gerações. Este podcast é uma produção do microestúdio "Casa dos Três Gatos" que você encontra no Instagram como @casados3gatospodcasts .
O álbum "Profana" de Gal Costa, lançado em 1984, produzido por Mariozinho Rocha, bateu um milhão de cópias vendidas. Com a sua faixa símbolo "Vaca Profana" censurada, o disco chegou a 38ª posição nas paradas com "Nada Mais". A canção de Caetano, composta a pedido de Gal, se transformou depois na faixa mais conhecida do disco pelo seu caráter contestador e valorização da contracultura, seguindo os passos da redemocratização brasileira e da Movida Madrileña, movimento cultural espanhol que deu ao mundo Pedro Almodóvar. Afinal, para você, o que é ser profana? Venha entender com a atriz e diretora Cynthia Paulino e as incríveis canções na voz de Gal Costa. Faixa escolhida para ouvir na íntegra é "De Volta ao Começo" de Gonzaguinha.
Há 35 anos os Titãs lançaram umas das obras mais importantes não só da década de 80 quanto do rock nacional. Cabeça Dinossauro, terceiro trabalho de estúdio da banda e primeiro com a produção de Liminha, que foi considerado por muita gente como um nono integrante. Vem ouvir a faixa "Dívidas" e também o comentário do jornalista e produtor musical Senhor F e também da cantora Dafne Kontoya.
A nossa fitinha quase virou "lado A", a começar pela convidada especial, Fernanda Takai que fala sobre uma unanimidade na nossa discoteca: o álbum de Rita Lee, lançado em 1979, com apenas oito faixas e uma maioria absoluta de hits. Em tempos da explosão disco, da Lei da Anistia no Brasil, de muita ousadia e da virada de década, Rita aparece linda e grávida na contracapa do trabalho ao lado de Roberto de Carvalho, inaugurando uma nova fase de sua carreira. Uma mulher que sempre se reinventou e que, icônica, faz o que quer: rock rasgado, pista fervendo e ainda coloca no centro do debate discussões que pautamos até hoje. Aumenta o volume!
Para começar com tudo a segunda temporada, a fitinha está repaginada. Mais contexto histórico e aquela faixa "não hit" que merece a sua audição. Lançado em 1986, “Selvagem?” é o terceiro disco de estúdio dos Paralamas do Sucesso. Com 10 canções, o álbum produzido por Liminha cravava a identidade musical inconfundível de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. As letras mais politizadas dão o tom do trabalho e seguem como se fossem escritas ontem. Quer saber qual foi a nossa escolha? Aperta o play!
Por mais que o disco seguinte ao The Bends, Ok Computer, seja um dos mais conhecidos, sua atmosfera experimental colocou o Radiohead no espaço conceitual que a banda desejava: ser reconhecida pela arte e sonoridade e não por hits. Mesmo que com o tempo, críticas, shows e audições do público tenham transformado Ok Computer em uma usina pessoal de sucessos, The Bends pode ser considerado como o último álbum orientado pela gravadora EMI a ter hits para venda. Ainda assim, já se percebia a transição visceral e teimosa da banda pelo incomum. Ouça "Bullet Proof... I wish I was".
Nunca é tarde para homenagear, ouvir e sentir Walter Franco. O Quinta Faixa preparou uma mini seleção com três músicas do álbum Revolver, de 1975: Cachorro Babucho, Mamãe D'Água e Feito Gente. É uma fitinha afetiva para quem cresceu sob a delicadeza do seu som. Aperta o play.
Provocados pelo nosso ouvinte Luiz Carlos Santos, que é fã do Def Leppard e seu álbum X de 2002, fomos entender os motivos de tanto preconceito com as bandas do rock farofa e seus vocalistas poser. Tigramos de verdade. E para isso fomos ouvir dois especialistas: o jornalista e músico Ricardo Gozzi e o legítimo galã feio, o jornalista Marco Bezzi.
Em 1978 a banda britânica The Who lançou o último álbum com a participação do lendário baterista Keith Moon. O histórico disco Who Are You tem esta faixa homônina como a mais famosa, principalmente depois de abrir o seriado CSI. Mas aqui damos destaque para The Love Is Coming Down, uma faixa mais lenta em que todos os integrantes da banda param para respirar e mostrar todo o seu domínio musical. O comentarista desta edição é o jornalista (e baterista) Nenel Neto, que comanda o perfil Baixa Gastronomia.
E agora, semanalmente, vamos faixa a faixa. Neste segundo episódio tratamos e tocamos Jeff Buckley, este incrível artista que gravou o álbum Grace há 25 anos. Buckley morreu afogado, em 1997, enquanto nadava no rio Wolf em Memphis, Tennessee. Para falar de Grace e da canção So Real, convidamos o publicitário e jornalista Rodrigo James. Aperta o play.
Grandes discos e suas faixas pouco conhecidas. O episódio de estreia apresenta as canções que você gostaria de ter ouvido, mas as rádios tocaram pouco ou não tocaram. Meus Irmãos, com Marina Lima; Tentação com Dalto; Jane e Julia com Grupo Brylho; Primavera nos Dentes com Secos & Molhados; Faixa 6 com Sérgio Sampaio. E este episódio conta com os comentários luxuosos de: Cilmara Bedaque, Cunha Junior, Luiz Arthur, Marcelo Costa, Mauricio Pereira, Renato Vieira, Silvana Mascagna, Thedy Correa e Vitor Santana. Para sentir toda a experiência sonora, ouça com fones ou em surround 5.1.