No episódio final de "Ali Babá e os quarenta ladrões - EPISÓDIO 18, vocês ficarão sabendo como termina essa história e com certeza, vão concordar com Ana Maria Machado, Morgiana foi a personagem mais importante e esperta deste conto.
IMAGEM: ilustração de Laurent Cardon, "Histórias Árabes", FTD, 2012.
MÚSICAS: trechos das músicas de "Un Paseo", de Tariq Arruh & “Ali Babá”, de Arlindo Junior e Roberto Roberti, na voz de Odete Amaral, gravada em 1932.
Ouça neste EPISÓDIO 17, a continuação da história de "Ali Babá e os 40 ladrões". Aqui vocês saberão o que Ali Babá fez com sua descoberta e qual foi o destino de seu irmão, Cassim.
IMAGEM: Capa do livro “Ali Babá e os 40 ladrões” recontado por Tatiana Belinky, ilustrado por Francesc Rovira, publicado pela editora Martins Fontes, em 2015.
MÚSICAS: trechos das músicas de "Un Paseo", de Tariq Arruh & “De repente, Califórnia”, de Lulu Santos e Nelson Mota, gravada em 1982.
No EPISÓDIO 16, vocês vão começar a ouvir outra história contada por Sherazade, "Ali Babá e os quarenta ladrões".
Já ouviram esta frase "ABRE-TE, SÉSAMO!" ??
IMAGEM: Capa do livro "Histórias Árabes", recontadas por Ana Maria Machado, com ilustração de Laurent Cardon, publicado pela FTD, em 2012.
MÚSICA: trechos das músicas de "Un paseo", de Tariq Arruh.
No EPISÓDIO 14, vocês vão ficar sabendo que Simbad voltou ao mar e mais uma vez e, passou por perigos e desafios, novamente.
IMAGEM: capa do livro "Simbad uma história das mil e uma noites", de Ludmila Zeman, tradução de Ana Maria Machado, Editora Projeto, 2000.
MÚSICAS: trechos das músicas de "Un paseo", de Tariq Arruh & "Descobridor dos 7 mares", de Tim Maia.
No EPISÓDIO 13, vocês vão entrar no navio de Simbad e vão se aventurar com esse marujo nascido em Bagdá, no Iraque antigo.
IMAGEM: Capa do filme "As aventuras de Simbad, o marujo", produzido nos EUA, em 1948.
MÚSICA: trechos da música "Un passeo, de Tariq Arruh.
No EPISÓDIO 12, vocês ficarão sabendo como termina a história do pescador e do gênio da garrafa.
IMAGEM: O pescador e o gênio, de Alexandre Rampazzo.
Conheça no EPISÓDIO 11 mais uma história das muitas histórias das MIL E UMA NOITES, um reconto do livro "Histórias das Mil e uma noites", feito pela Sherazade brasileira, a escritora Ruth Rocha, ilustrado por Alexandre Rampazzo, publicado pela Editora Salamandra.
IMAGEM: Capa do livro "Histórias das Mil e uma noites", ilustrado por Alexandre Rampazzo.
No EPISÓDIO 10, vocês saberão como Aladim saiu daquele subterrâneo e o que aconteceu com o mago, que dizia ser seu tio.
IMAGEM: Uma lâmpada dourada.
MÚSICA: Trechos de "Un paseo musical por medio oriente", de Tariq Arruh & Suíte Sinfônica Scheherazade Op.35. do compositor Rimsky-Korsakov.
No EPISÓDIO 9, vocês vão se surpreender com a versão de "Aladim e Lâmpada Maravilhosa", que foi traduzida por Júlia Duarte e Fernando Nuno, com ilustrações de Virginie Rapiat, Amélie Callot, Manuela Santini, Cristina Bellacicco e Daniela Volpari, editado pela Publifolhinha, em 2011.
IMAGEM: Capa do livro "As Mil e uma Noites", editado pela Publifolhinha.
MÚSICA: Trechos de "Un paseo musical por medio oriente", de Tariq Arruh.
No EPISÓDIO 8, vocês conhecerão um pouquinho sobre essa grande obra literária, o livro das "Mil e uma noites", um livro feito por centenas de mãos, dezenas de idiomas em muitíssimos tempos e lugares.
IMAGEM: Contra capa do livro "As mil e uma noites", publicado pela Editora Lello & Irmão Porto Lisboa
No ÚLTIMO EPISÓDIO da trilogia, o de número 7, o 3º livro "A última busca de Gilgamesh", vocês descobrirão o segredo da imortalidade. Preparados?
IMAGEM: Ilustração de Ludmila Zeman.
MÚSICA: Trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh & "Dance of the Sugar Plum Fairy", de Tchaikovski. Interpretada e tocada na harpa, por Amy Turk.
No EPISÓDIO 6, vocês ficarão sabendo que o rei saiu em busca da imortalidade. Shamhat apareceu em forma de pássaro e o incentivou a não desistir, disse para ele ir atrás do Deus Sol. Gilgamesh seguiu. Porém , lá chegando, descobriu que só Utnapishtim poderia revelar-lhe o segredo da imortalidade.
IMAGEM: Capa do livro "A última busca de Gilgamesh", recontado e ilustrado por Ludmilla Zeman, traduzido por Sérgio Caparelli, publicado pela Editora Projeto, em 2006.
MÚSICAS: Trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh & "Choro de Gilgamesh", de Abed Azrié.
No EPISÓDIO 5, a continuação do livro A Vingança de Ishtar, a deusa irritada com a rejeição de Gilgamesh, leva o Touro do Céu até Uruk para destruir a cidade, mas sem sucesso, Ishtar resolve atacar de outra forma, envia uma doença mortal que atinge Enkidu. Gilgamesh fica inconformado com a morte do amigo.
IMAGEM: Capa do livro de Geraldine McCaughrean, ainda inédito no Brasil. Gilgamesh lutando contra o Touro do Céu.
MÚSICA: trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh
Este EPISÓDIO 4, traz o 2º livro da trilogia de Gilgamesh, recontada e ilustrada por Ludmilla Zeman, traduzido por Sérgio Caparelli, publicado pela Editora Projeto, em 2006.
Neste episódio, o monstro Humbaba ataca a cidade de Uruk, causando a morte de Shamhat. Enkidu e Gilgamesh vão juntos derrotar o monstro. Porém, a deusa Ihstar ajuda-os enviando ventos. Após a morte do monstro, a deusa pede Gilgamesh em casamento e ele não aceita, deixando Ishtar muito irritada.
Imagem: Capa do livro "A vingança de Ishtar", recontado e ilustrado por Ludmilla Zeman, traduzido por Sérgio Caparelli, publicado pela Editora Projeto, em 2006.
Música: trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh.
No EPISÓDIO 3, na continuação da história do Rei Gilgamesh, vocês ficarão sabendo como Gilgamesh descobriu o que era ser humano.
Imagem: Alto relevo de Gilgamesh, exposta na Suiça.
Música: trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh.
No EPISÓDIO 2, 1º livro da trilogia, vocês vão conhecer Gilgamesh, o rei da cidade de Uruk. Um rei forte, poderoso e cruel. E vão conhecer, também, Enkidu, um homem feito de barro. Tão forte quanto Gilgamesh.
Imagem: Capa do 1º livro da trilogia - O Rei Gilgamesh, recontada e ilustrada por Ludmila Zeman, traduzida por Sergio Capparelli e publicada pela Editora Projeto, em 2006.
Música: trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh.
A história de Gilgamesh é uma das histórias mais antigas do mundo. Foi escrita em tábuas de argila, há mais de 5.000 anos, na Mesopotâmia.
Imagem: Placa de argila. Registro da história de Gilgamesh, acervo do Museu Britânico.
Referências do texto do prefácio: "O mundo da escrita", de Martin Puchner; "O Rei Gilgamesh", recontado por Ludmila Zeman etraduzido por Sérgio Caparelli e site da "Biblioteca em foco" e "Escolas de Humanidades".
Música: trechos da música de "Un paseo", de Tariq Arruh.