Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
Technology
Health & Fitness
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
Podjoint Logo
US
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts211/v4/c8/2f/34/c82f3490-ade2-c92d-3e1a-36e6aa6455b6/mza_4537435779445469312.jpg/600x600bb.jpg
1844
1844 Podcast com Washington Araújo
95 episodes
1 week ago
Washington Araújo é jornalista formado em Brasília e mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília (UNB). Neste podcast, apresenta visões alternativas para o mundo atravessado em que vivemos e aponta possíveis soluções para os graves problemas que hoje afligem a humanidade. Os assuntos são variados; literatura, história, crônicas, cinema, espiritualidade... tudo com certa leveza poética!
Show more...
Books
Arts
RSS
All content for 1844 is the property of 1844 Podcast com Washington Araújo and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Washington Araújo é jornalista formado em Brasília e mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília (UNB). Neste podcast, apresenta visões alternativas para o mundo atravessado em que vivemos e aponta possíveis soluções para os graves problemas que hoje afligem a humanidade. Os assuntos são variados; literatura, história, crônicas, cinema, espiritualidade... tudo com certa leveza poética!
Show more...
Books
Arts
Episodes (20/95)
1844
Milton Hatoum: O tempo como cúmplice das palavras

No episódio #102 do podcast 1844, intitulado “O tempo como cúmplice das palavras”, o jornalista Washington Araújo conversa com o escritor Milton Hatoum sobre memória, literatura e identidade. Entre confidências e reflexões, Hatoum revela como o tempo transforma experiências em narrativas, e como a escrita se torna ponte entre afetos pessoais e as complexidades do Brasil profundo.

Show more...
4 months ago
21 minutes 56 seconds

1844
Milton Hatoum —O romance é a arte da paciência

No segundo encontro com Milton Hatoum, o escritor reflete sobre o tempo como matéria-prima da criação literária. Com obras marcantes como *"Dois Irmãos"*, ele discute a elaboração lenta dos romances, a pesquisa minuciosa e a persistência necessária para transformar memórias e histórias em narrativas profundas. Uma conversa sobre escrita, vida e a delicadeza de tecer palavras no ritmo certo.

Show more...
4 months ago
33 minutes 21 seconds

1844
Milton Hatoum — A memória é uma ilha de edição

Entrevista com um dos cinco maiores escritores vivos da língua portuguesa. Aqui tratamos da vida, da arte, da literatura em movimento e dos caminhos da memória. Imperdível. Essa entrevista está sendo publicada em três episódios. Acompanhe!

Show more...
5 months ago
41 minutes 14 seconds

1844
Por que devemos acreditar na Ciência? Entrevista com o Dr. Rafael Buta
Entrevista exclusiva com o médico Rafael Buta que aborda o combate do Covid19, as vacinas, o esforço heroico dos profissionais médicos, em particular da área de ENFERMAGEM. O Dr. Rafael Buta, urologista de renome em Brasília elucida questões entre a urologia e a nefrologia, os perigos do câncer de próstata, além de tratar de vários outros temas da maior importância para a nossa saúde nessa época conturbarda que atravessamos.
Show more...
3 years ago
34 minutes 52 seconds

1844
RENEGADO, coração e mente de um cidadão do mundo

Renegado, nome artístico de Flávio de Abreu Lourenço, é cantor e compositor autodidata de rap, funk, hip hop, samba, mpb e reggae brasileiros. Lançou em 2008 seu primeiro álbum Do Oiapoque a Nova York em 2011 o segundo álbum chamado Minha Tribo é o Mundo, o dvd ao vivo Suave ao Vivo (2014) e em 2015, o EP Relatos de um Conflito Particular.  

Nessa entrevista ao podcast 1844, além de conhecermos sua história, conhecemos a visão unificadora e humanista desse talentoso artista brasileiro, e também somos rapidamente cativados por sua genuína empatia. 

Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG), Flávio Renegado ganhou os prêmios Hutúz, como Artista revelação (2008), e o Prêmio MPB FM 2013, na categoria Destaque do ano.  Renegado circulou pelo Brasil, Europa, Oceania e pelas três Américas. Apresentou-se em festivais importantes, como o Summer Stage, em Nova York, e no no Back2Black, em Londres e no Rio de Janeiro. 

Fez parcerias com artistas como a nigeriana Nneka, as brasileiras Elza Soares, Mart’nália e Fernanda Takai (em parceria com Guilherme Arantes), Toninho Horta, Lenine, Seu Jorge, entre outros.

Vale a pena refletir sobre o mundo de magia que ele carrega consigo no lado esquerdo do peito.

Show more...
4 years ago
49 minutes 29 seconds

1844
Arthur Shoppenhauer — O pessimismo como estilo de vida
Nesta segunda parte (final) apresentamos aspectos biográficos e as bases da filosofia desenvolvida por Arthur Shoppenhauer em meados do século XIX. A mãe foi a mulher mais importante na vida de Arthur Shoppenhauer, uma relação atormentada e dúbia que acabou mal. A carta de Johanna aprovando que o filho largasse o aprendizado no comércio tinha grandes sentimentos maternais: a preocupação com o bem dele, o amor, as esperanças. Mas tudo isso com uma condição: que ficasse longe dela. Arthur implorou à mãe para morar com ela e continuar os estudos em Weimar. Johanna não gostou da idéia; na verdade ficava nervosa só de pensar em compartilhar a casa com Arthur. O filho visitou-a algumas vezes nos seis meses que passou em Gotha, causando sempre muito desprazer. As cartas que escreveu para ele após a expulsão da escola são das mais agressivas que uma mãe já mandou para um filho. “(...) Conheço você, (...) é uma pessoa irritante e agressiva, acho muito difícil conviver com você. Todas as suas qualidades ficam comprometidas por ser tão inteligente e deixam de ter utilidade no mundo. (...) você acha defeitos em tudo e em todos, menos em si mesmo. (...) e assim exaspera os que estão perto — ninguém quer ser melhorado ou ilustrado à força, muito menos pela pessoa insignificante que você continua sendo. Ninguém agüenta também ser criticado por quem mostra uma tal fraqueza, principalmente em sua insistência em garantir, em tom de oráculo, que as coisas são de determinada forma, sem sequer desconfiar que pode estar errado. Se você não fosse assim, seria apenas ridículo, mas sendo como é, se torna muito desagradável. (...) Escrever um diário literário, como você queria, é algo odioso e inútil, porque não se pode pular as páginas escritas ou jogar todo o lixo atrás do fogão, como se faz com as páginas impressas.” Johanna acabou se conformando com o fato de ter de hospedar o filho enquanto ele se preparava para entrar na universidade, mas escreveu outra carta, caso ele não tivesse entendido a primeira, e mostrou bem sua preocupação. * * * Ele escreveu: “Visto da juventude, a vida é um longo futuro; a partir da velhice, parece um curto passado. Quando partimos num navio, as coisas na praia vão diminuindo e ficando mais difíceis de distinguir; o mesmo ocorre com todos os fatos e atividades de nosso passado.“
Show more...
4 years ago
2 hours 17 minutes 28 seconds

1844
O jovem Arthur Shoppenhauer — 1a. parte
A vida conturbada do filósofo Arthur Schopenhauer é abordada neste episódio e conhecendo sua história conhecemos também as origens de seu “clássico pessimismo” e de suas contundentes reflexões sobre a condição humana.
Show more...
4 years ago
56 minutes 48 seconds

1844
Basta de violência contra a mulher!!
A pandemia do covid19 fez aumentarem as agressões físicas e verbais, a violência sexual, os ataques na internet e o assédio contra mulheres. Realizado com apoio do Consulado da Irlanda em São Paulo e da Fundação Heinrich Böll, o levantamento consultou 1.500 pessoas, com 18 anos de idade ou mais, entre 2 a 14 de outubro. Para a maioria, a pandemia fez aumentarem as agressões físicas e verbais, a violência sexual, os ataques na internet e o assédio contra mulheres. ——— Motivos apontados para o aumento da violência doméstica durante a pandemia: ——— Aumento no consumo de álcool ——— Estresse/irritação por causa do isolamento ——— Pessoas convivendo por mais tempo dentro de casa ——— Preocupação com a falta de dinheiro ——— Sobrecarga da mulher pela falta de divisão do trabalho em casa. Em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, obrigado a fazer sexo ou sofreu alguma forma de abuso. O agressor é, geralmente, um membro da família. Cada vez mais a violência de gênero é vista como um sério problema de saúde pública, além de constituir grave violação dos direitos humanos. A sociedade precisa prevenir e expurgar esses crimes. Para se evitar esses crimes é necessário buscar a melhora da auto-estima e a sensação de poder pessoal das mulheres; aumentar o acesso das mulheres e meninas à educação e intensificar o acesso e controle das mulheres sobre os recursos econômicos. A capacitação feminina é não só uma meta louvável por si só, mas constitui também uma estratégia importante para a eliminação da violência contra a mulher.
Show more...
4 years ago
36 minutes 15 seconds

1844
O Mistério de Deus — a vida de ‘Abdu’l-Bahá
Neste ano de 2021, em que se celebram 100 anos de sua morte, dedicamos este Episódio para apresentar alguns aspectos da inspiradora vida do sábio persa ‘Abdu’l-Bahá (1844–1921), o filho mais velho de Bahá’u’lláh (1817–1892) e o exemplo perfeito dos ensinamentos da Fé Bahá’í.
Show more...
4 years ago
1 hour 13 minutes 51 seconds

1844
Os males do ego e da hipocrisia
Se não tomarmos as decisões corretas e não dermos uma mão à nossa natureza superior, podemos facilmente ser vítimas da nossa natureza inferior, ou seja, do nosso ego. Devemos nos sintonizar espiritualmente para tomar as decisões corretas e receber as recompensas e benefícios advindos dessas escolhas. Quando lemos os escritos espirituais e meditamos sobre seu significado, nossa alma se eleva, e isso influencia nossa tomada de decisão. Nossas almas se sintonizam lendo, orando e meditando, e responsabilizando-nos a cada dia. Esta importante questão tem grandes consequências em nossas vidas, e temos que aproveitar a oportunidade para tratá-la adequadamente e para que nossas conquistas de vida não fiquem nas mãos de nosso ego. É disso que tratamos nesse episódio.
Show more...
4 years ago
1 hour 22 minutes 1 second

1844
Vamos falar dos Sonhos
Neste episódio tratamos desse tema fascinante que é o mundo dos sonhos. O foco da pesquisa abrange as escrituras sagradas da humanidade representadas pelas principais vertentes monoteístas — judaísmo, cristianismo, islamismo e Fé Bahá’í. Em todas elas encontramos pistas para entender os sonhos, descobrimos sua importância no destino de pessoas e também de nações...
Show more...
4 years ago
1 hour 14 minutes 31 seconds

1844
Renato Russo, Poeta de nosso tempo
Em novembro de 1996, grande parte do Brasil chorava o desaparecimento precoce do grande músico e poeta Renato Russo Manfredini Júnior. Nós já morávamos em Brasília. Decidimos então oferecer em nosso apartamento, na 202 Sul, uma reunião de orações para o progresso espiritual do Renato. Eu tinha alguns amigos que eram conhecidos da família do Renato, e os convidei para essa Devocional. Então perguntaram se podiam convidar seu Manfredini e dona Carminha, os pais do Renato, para essa homenagem regada a orações e textos sagrados. “Sim! Será maravilhoso tê-los também conosco!”. E assim foi feito. O programa que coordenei era muito eclético. Nele cabiam orações baha’is, poesia de Fernando Pessoa, oração do Pai Nosso, poemas de Gibran Kahlil Gibran, excertos das escrituras budistas, escrituras do Velho Testamento, poemas de Carlos Drummond de Andrade, textos bahá’ís sobre a vida após a morte, crônica de Clarice Lispector. E não faltaram belos versos de Rumi, o grande poeta Rûmí, de Shiráz. Como escreveu ‘Abdu’l-Bahá (1844-1921) para Gibran Kahlil Gibran: “Os poetas e os profetas vêm com a luz de Deus”. Nada mais verdadeiro que isso.
Show more...
4 years ago
30 minutes 15 seconds

1844
Entrevista com Gabriel Marques, autor da biografia de Leonora Stirling Armstrong
O escritor Gabriel Marques nos conta fatos de sua vida, de como conheceu em sua juventude a Fé Bahá'í; fala sobre seus livros, seus esforços para promover a unidade do gênero humano. O escritor é assertivo (e contundente) ao defender os ideais de unidade racial, por sinal, assunto de seu primeiro livro — Da Senzala à Unidade Racial. Gabriel Marques cativa nossa atenção ao relatar muitos fatos relacionados à chegada da jovem Leonora Holsapple (depois Armstrong) ao Brasil em 1 de fevereiro 1921, data em que se assinala o início do estabelecimento da Fé Bahá'í no Brasil. Uma entrevista, por todos os motivos, realmente imperdível. Confira.
Show more...
4 years ago
2 hours 3 minutes 14 seconds

1844
Thomas Breakwell... uma vida inspiradora
Neste episódio apresentamos a vida inspiradora do jovem inglês Thomas Breakwell [1872-1902], um dos primeiros bahá’ís do Ocidente a visitar ‘Abdu’l-Baha em ‘Akká, na antiga Palestina e “um dos três luminares do continente europeu”, nas palavras de Shoghi Effendi, o Guardião da Fé Bahá’í. Sua vida vem inspirando gerações.
Show more...
4 years ago
50 minutes 4 seconds

1844
Entrevista: Lucia Helena Galvão —filosofia, mitos, poetas
Nessa entrevista a filósofa, escritora e conferencista da Nova Acrópole Lúcia Helena Galvão aborda assuntos de grande importância e atualidade. Da história da filosofia à forma como ela pode nos ajudar a termos um mundo melhor e a sermos pessoas mais plenas, felizes. Também ressalta a importância dos mitos na evolução humana, destaca seus poetas preferidos e nos fascina com o mito escandinavo “O anel dos Nibelungos”.
Show more...
4 years ago
1 hour 34 minutes 16 seconds

1844
"Os últimos melhores dias da minha vida", entrevista com Anna Penido
Em novembro de 2020 a jornalista Anna Penido lançou pela Editora Record o livro que escreveu com Gilberto Dimenstein. O livro é de uma beleza extraordinária, um testemunho vibrante sobre o que é se debater com a finitude da vida, as forças interiores necessárias para enfrentar um agressivo câncer de pâncreas, descoberto por Dimenstein em meados de 2015. É também um sutil convite a se reavaliar toda a existência. Cada capítulo é uma vibrante aula de amor à vida, um alento de esperança e uma chamamento às mais profundas reflexões sobre a morte. Longe de ter um clima soturno e sombrio, o leitor se sentirá como que recebendo uma lufada de ar puro em um ambiente há muito fechado. Vale cada página, cada linha, cada palavra, pois em cada uma delas se descobre que a vida é curta para ser pequena. E que também, mesmo o dia de partir desse mundo é um dia que merece ser vivido. A indicação do Podcast 1844 é que todos os ouvintes adquiram o quanto antes seu exemplar de "Os últimos melhores dias da minha vida", de Gilberto Dimenstein e Anna Penido.
Show more...
4 years ago
1 hour 24 minutes 56 seconds

1844
O poder das ações puras
Neste episódio apresentamos o imenso poder — e a grande influência! — que as ações puras exercem sobre as atitudes e o comportamento de cada um de nós. As ações, em geral são precedidas pelas intenções e pelo desejo de agir, fazer, falar, realizar. Quanto mais puras são as intenções, mais puros são os desejos e mais puras as nossas atitudes, gestos... e ações. Antes de agir, reflita sobre suas reais intenções. Metade da sua felicidade depende disso. E a outra metade depende das graças de Deus.
Show more...
4 years ago
1 hour 1 minute 5 seconds

1844
O que nos reserva o passado?
Reflexões sobre o passado recente da humanidade e sua influência em nosso futuro comum.
Show more...
4 years ago
16 minutes 51 seconds

1844
Desperte seu anjo interior
Neste episódio do podcast tratamos dessas figuras aladas que desde o início dos tempos se fazem presentes na história da humanidade. São os anjos. A influência dos anjos na revelação da vontade divina é estupenda. Eles estão por toda a parte. Você já sentiu que dentro de você existe um anjo adormecido clamando para despertar?
Show more...
4 years ago
1 hour 1 minute 45 seconds

1844
Memórias de Nove Anos em ‘Akká, o excelente livro do Dr. Youness Khán
Hoje apresentaremos aos ouvintes do Podcast 1844 esse livro muito especial. Foi escrito pelo Dr. Youness Khán e rememora os nove anos — de 1900 a 1909 — em que ele serviu diretamente ‘Abdu’l-Bahá (1844-1921) na cidade de ‘Akká, na antiga Palestina, como Seu secretário, intérprete, tradutor e médico pessoal. A narrativa cativante e comovente torna-se como que uma fotografia exata (e preciosa) do que foram aqueles anos iniciais do século XX. O livro foi lançado em português pela primeira vez nas últimas semanas pela Editora Bahá’í do Brasil. É uma obra que merece não apenas ser lida... mas também ser relida inúmeras vezes!!
Show more...
4 years ago
1 hour 27 minutes 10 seconds

1844
Washington Araújo é jornalista formado em Brasília e mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília (UNB). Neste podcast, apresenta visões alternativas para o mundo atravessado em que vivemos e aponta possíveis soluções para os graves problemas que hoje afligem a humanidade. Os assuntos são variados; literatura, história, crônicas, cinema, espiritualidade... tudo com certa leveza poética!