
E aí, galera! É um prazer dar início a mais um programa aqui, e estou extremamente empolgado em compartilhar com todos vocês o "Nos Bastidores dos Quadrinhos". Este é um projeto que estava guardado há algum tempo, e nele, vou bater um papo com diversas pessoas do universo dos quadrinhos, sejam eles artistas, editores, influenciadores ou leitores. A ideia é mergulhar fundo nesse mundo fantástico e tentar compreendê-lo melhor.
Para começar com o pé direito, tive a oportunidade de conversar com Diego Moreau, editor da Skript Editora, autor de livros e quadrinhos, e muito mais. Nascido em Porto Alegre, no dia 4 de janeiro de 1974, Diego é Bacharel em Publicidade e Propaganda pela FAMECOS/PUCRS e Mestre em Ciência da Linguagem pela UNISUL. Sua trajetória inclui experiência como redator publicitário e diretor de criação desde 1991, trabalhando com grandes marcas nacionais, como Hering, GM, Colcci e Raphaella Booz.
Entre 2004 e 2018, ele atuou como professor e coordenador do curso de Publicidade na Estácio SC, lecionando diversas disciplinas. Desde 2019, é sócio-fundador da Skript, onde desempenha os papéis de editor e autor.
Diego já teve a oportunidade de editar mais de 100 obras, incluindo títulos como "Robert Johnson – O Cão da Encruzilhada," "Krazy Kat," "As Guerras de Wallace Wood," "Jack Kirby – O Prisioneiro," "Peepland," "Ano Zero," "Ronin Americano," "Redenção," "Minha Adolescência Trans," "Lavennder," "Bobby Fischer – Uma vida em preto e branco," "Ryuko," "Yasuke," "Popeye - Homem ao Mar," "Lelis – Em Fuga" e "Fala, Maria."
Além de suas habilidades como editor, Diego também se aventura como autor e roteirizou graphic novels como "Bill Finger - A História Secreta do Cavaleiro das Trevas," "Cor Dei" (em produção) e "A Volta do Pequeno Príncipe – O Último Voo de Saint-Exupéry" (em produção). Ele também contribuiu com contos para coletâneas como "Teatro do Pavor," "Escola do Pavor" e "Mitos de Lovecraft," além de ter escrito artigos para os livros "Cavaleiros das Trevas" e "O Homem que Ri."
Sua obra "História dos Quadrinhos: EUA," em parceria com Laluña Machado, recebeu o Troféu HQMix 2022 na categoria de Melhor Livro Teórico.