O último episódio. Chegar aos 50 episódios do Xintada foi o melhor desafio das nossas vidas até ao momento. Depois de 2 anos de muita conversa, não deixamos o Xintada com amargura, mas sim com muito amor. Adorámos ter-vos cá na nossa Xintada :)
Sal, uma série de comédia portuguesa filmada em Cabo Verde. Cómica ou controversa? Analisámos o seu conceito, as personagens e o "papel" de Cabo Verde e dos cabo-verdianos na mesma. Com um elenco de grandes estrelas portuguesas como César Mourão, João Manzarra, Rui Unas e Salvador Martinha, a série retrata um grupo de amigos que viajam para a ilha do Sal com o objetivo de produzir um filme de ficção ciêntifica.
Já que estamos na onda de Love Island, porque não falar sobre as mulheres negras em reality shows? É exploração mesmo ou deviam somente focar no sucesso financeiro, em detrimento à sua saúde mental e identidade? Uma conversa que não começou neste episódio, e (esperamos bem) que não termine aqui!
Como prometemos, aqui está a nossa surpresa! Conversámos com a Mariana das CNP (que este Agosto estarão na Casa da Cultura de Paredes com vários outros grupos a apresentar um espetáculo de dança!) sobre o mundo dos covers, da dança em geral, e a diversidade que existe nela. As nossas convidadas são umas queridas e merecem todo o apoio e carinho que receberem! :D Não se esqueçam de ir ao nosso Instagram para ver mais informações sobre o evento.
Em Portugal, o termo "Oreo" tem sido usado ocasionalmente como um termo racial projerativo dirigida a uma de ascendência africana com traços de personalidade ditos "brancos". A Lil e a Cat discutem o uso deste termo, assim como o seu significado e as restantes micro-agressões presentes nos nossos respetivos "ecossistemas sociais".
Os 2kriolnahollywood se juntaram a nós para falar sobre a nostalgia, as nossas infâncias inundadas de cultura pop e diferenças entre as ultimas gerações... Mais outra conversa crioula com muito para aprender e, como sempre, animadíssima!
Logo após este episódio, vão logo ouvir o podcast dos 2kriolnahollywood, disponível nas plataformas de podcast mais populares!
Nesta segunda parte a Cat explora os temas de Feminismo e masculinidade negra interpretada pela Beyoncé em Black is King, e como ela espelha a realidade da comunidade nos Estados Unidos da América.
O álbum visual "Black is King" literalmente quebrou a internet quando saiu. A Cat finalmente tem a oportunidade de vos apresentar a sua pequena dissertação sobre o filme. Nesta primeira parte ela explica os elementos do afrofuturismo e como o filme retrata a procura de identidade por parte de um afro-americano.
Já há muito que a Cat queria falar de Arcane, e hoje em formato episódio bónus trouxemos a melhor série de animação do ano. (Na nossa humilde opinião) Arcane é uma animação da Riot Games que conta como personagens principais as mesmas de "League of Legends".
Este episódio é, acima de tudo, mais um desabafo (para variar, né). Falamos sobre impostos, compras no Lidl, aventuras no Ikea, e de alguma forma conseguimos tirar uma lição do que é (e o que não é) ser adulto.
2022 chegou!!!! Mas não custa relembrar tudo de bom que aconteceu em 2021.. Ou pelo menos os que valem a pena mencionar num episódio bónus, desde séries e filmes, a eventos e notícias mundiais!
Neste episódio a Lil apresenta a série do momento "Squid Game" e questiona porque demorou tanto tempo para o entertenimento coreano chegar ao mundo ocidental.
A desejabilidade ou atratividade da mulher negra é um tópico sensível para muitas de nós. Como o mundo lá fora nos vê e como nos sentimos com tal rejeição.
Na semana passada celebrámos a comunidade negra no mundo MAIS que fantabulástico do k-pop em parceria com as Kpop Covers Portugal. Foi uma semana extremamente especial para nós, tendo como fecho uma mega livestream com diferentes coveristas afro-lusitanas, em que discutimos perguntas sobre a presença negra no k-pop, a influência da sua cultura e outras experiências pertinentes à comunidade.
Highlights da stream se encontram neste episódio, mas prometo-vos que esta é só um fragmento de uma conversa rica, animada e, mais do que tudo, necessária!!!
No finale 4ª temporada do podcast, a Lil e a Cat falam sobre o filme 'Djon Africa' (cujo significado, por uma razão espantosa, foi esquecido pela Cat mas enfim a vida continua), que por meio de uma personagem deambulante de origem cabo-verdiana, nos fez refletir sobre a definição (se é que existe) da identidade caboverdiana.
Ah, e falamos sobre cuzcuz, pastel de São Domingos e pão de Maio, porque é claro que sim.
Quando tínhamos 8, pensávamos que aos 18 tínhamos a vida toda arrumada. Aos 18 anos, já era os 21. E aos 21, finalmente percebemos que a vida é uma constante busca de respostas e, mais do que tudo, de fazer as perguntas certas! E é assim que nasceu a ideia para este episódio, onde a Lil e a Cat falam sobre tudo o que aprenderam durante a primeira fase das suas vidas.
Após dedicar dois episódios ao colorismo, uma pessoa pensa que já não há nada para ser discutido quanto a este tópico que há muito afeta a nossa comunidade... Mas é aí que se enganam! Esta semana, a Lil nos traz a série Insecure, a sua importância para a comunidade negra e - porque é sempre bom relembrar - o peso que o colorismo tem no entretenimento dito "virado para a comunidade negra"
Mais um episódio bonús sobre personagens negras criadas para perpetuar um estereótipo racista. A Lil explica como surgiu essa personagem e porque é uma imagem falsa e negativa.
Falamos sobre a escolha de cursos, o seu efeito (ou falta dele) nas nossas carreiras, e as profissões menos apreciadas nas nossas opiniões.
O mundo de Game Of Thrones é criativo e complexo. Existem muito mais territórios e comunidades dos que conhecemos pelo programa de TV. A Cat apresenta-nos alguns desses territórios e os seus povos, nesta análise ela levanta uma questão muito importante...