
O programa Festejos Juninos traz curiosidades sobre a origem e os símbolos das festividades que ocorrem no mês de junho ao abordar os aspectos culturais e religiosos de tal tradição.
Nordeste é a região mais marcada pela cultura popular dos Festejos Juninos, mas todo o Brasil festeja neste período, como uma tradição que vem da colonização portuguesa e do catolicismo. A celebração de figuras como Santo Antônio, São João e São Pedro, (respectivamente nos dias 13, 24 e 29 do mês de junho) é associada à colheita do milho, nas zonas rurais e esta, por sua vez, tem uma ligação direta com as origens destes festejos.
Os católicos europeus, no contexto medieval, se aproximaram dos povos pagãos e passaram a unir seus símbolos, o que deu origem ao tipo de festa junina mais parecido com o que conhecemos hoje, principalmente no Nordeste Brasileiro.
No Brasil, a tradição se transformou em festa popular, ou seja, passou a ir além da questão religiosa e tem como características as comidas típicas, a quadrilha, o forró pé-de-serra, assim como a presença de fogueiras.
Curiosidade:
Porque acender fogueira na véspera do dia dos santos juninos?
Conta-se que os povos pagãos, na Europa medieval, pulavam fogueira para afugentar os maus espíritos e banir tudo que pudesse atrapalhar a colheita. As festas demarcavam o solstício de verão, que no hemisfério norte acontece no mês de junho.
Viva os festejos juninos!
Viva as colheitas!