
Às vésperas do início da primeira etapa da temporada de 2025 do Aloha Spirit Festival, e celebrando a vinda do mestre havaiano Kimokeo Kapahulehua no Brasil, Luiza Perin se junta a Luciano Meneghello e Igor Lourenço Oliveira para um bate-papo sobre cultura polinésia, suas tradições ancestrais e a profunda filosofia por trás da canoa.
E, claro, não poderíamos deixar de destacar um marcohistórico: os 50 anos da Hokule'a, a icônica canoa havaiana que provou ao mundo a incrível habilidade de navegação dos povos polinésios, reafirmando sua conexão com o oceano em um momento crucial de sua história.
Para fechar com chave de ouro, nossas dicas culturais. Aperteo play e embarque com a gente nessa canoa!
Dicas culturais do episódio
Dica da Luiza:
How did Polynesian wayfinders navigate the Pacific Ocean?
Imagine partir do Havaí velejando numa canoa. Seu destino éuma pequena ilha a milhares de quilômetros de distância, no meio do Oceano Pacífico, uma área de mais de 160 quilômetros quadrados coberta por água. Durante milhares de anos, navegantes polinésios conseguiram realizar travessias como essa sem o auxílio de ferramentas modernas de navegação. Como eles fizeram isso? É o que esse vídeo busca explicar.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m8bDCaPhOek
Dica do Igor:
Eu ainda estou aqui
Filme brasileiro vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional que conta a história de Eunice Paiva, uma mulher que se tornou ativista dos direitos humanos após o sequestro de seu marido durante a ditadura militar noBrasil.
Em cartaz nos cinemas.
Dica do Luciano:
Ideias para adiar o fim do mundo
Escrito pelo ativista indígena e membro da AcademiaBrasileira de Letras, Ailton Krenak, o livro critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza e apresenta um manifesto pelo reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres para refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.
Disponível nas livrarias.