
No programa de hoje vamos falar sobre o passado, mas não um passado simples. Vamos falar das coisas do passado que não chegaram ao presente ou, no máximo, chegaram de outra forma, e é assim também que chegarão ao futuro... como lembranças.
Esse podcast aborda a importância do luto. Como é fundamental na vida de qualquer pessoa que perde alguém, viver esse período da forma mais completa possível, para, só então, dar prosseguimento à sua própria existência.
Porém, vale lembrar que luto, não é só sobre morte!
Segundo nossa entrevistada, Elaine Gomes dos Reis Alves, psicóloga do laboratório de estudos sobre a morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), o luto é o rompimento de um vínculo significativo, ou seja, vale também para os finais de ciclos, que pode ser a formatura do colégio, da faculdade, a saída de uma empresa, a mudança de uma cidade, de um país, da vida de solteiro... ou de solteira.
Elaine, que é especialista em sofrimento humano, perdas, morte e luto, entre tantos assuntos levantados no bate-papo, falou da importância de se contar sempre a verdade sobre a morte, inclusive para crianças; explicou como a morte pode ser educativa e como o preconceito pode –de várias maneiras- ser cruel com quem está vivendo o luto.
Nossa entrevista, porém, lembra que não precisamos nos preocupar com a morte, afinal, o fato de que todos nós vamos morrer não é a pior notícia que ela pode nos dar... mas, que o mais importante, é que todos temos que entrar em contato com essa realidade, pois somente isso é o que pode aliviar nosso sofrimento.
Quer saber qual é essa realidade? Acesse o link mais abaixo e ouça o podcast.
E, como prometido no programa, assista o vídeo da professora Elaine Alves falando sobre como a morte virou tabu, clicando aqui (disponível apenas pelo Facebook).
O livro O ano do pensamento mágico, de Joan Didion, está à venda em vários sites e também disponibilizado em PDF, na internet.
Para saber mais, acesse www.viversempreconceitos.com.br e as redes sociais Instagram , Facebook e Twitter.