
No oitavo episódio do podcast Visões em Saúde Única, Sebastião Faria recebe Joici Mandulão e Tatipeppé.
09 de agosto é o DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. O que eles têm a ensinar à sociedade ocidental sobre saúde única?
O VISÕES faz esta pergunta a duas mulheres indígenas do estado de Roraima: a médica especialista em saúde da família e comunidade Joici Mandulão, e a mestra em medicina tradicional indígena Tatipeppé. Duas figuras emblemáticas da luta pela defesa da saúde de seus povos e da floresta à qual reconhecem pertencer.
CONVIDADOS:
JOICI MANDULÃO: mulher indígena das etnias Macuxi e Wapixana do estado de Roraima, Médica graduada pela Universidade de Brasília, especialista em Medicina de Família e Comunidade, atualmente médica da Estratégia de saúde da família no município de Cantá; médica generalista em UBS para atendimentos a casos leves e moderados de COVID19 no município de Boa Vista.
TATIPEPPÉ: pertencente ao povo macuxi, mestra da medicina tradicional indígena, prática da forte cultura indígena matriarcal. Bióloga e participante do movimento indígena com especificidade nos direitos da mulher indígena, desde 2012 compartilha conhecimentos tradicionais indígenas como forma de cura e auto cura das feridas coloniais do corpo e da mente. Seu trabalho é pautado no cuidado com o corpo, na preservação da vida, das florestas, do povo indígena e seus saberes, responsáveis pela manutenção do mundo.
LINKS:
https://apiboficial.org/
https://instagram.com/tatiana.peixoto.9843?igshid=YmMyMTA2M2Y=
https://www.socioambiental.org/
https://anmiga.org/