Bom dia com poesia e os amores da Hilda Hilst. Leitura de "Dez chamamentos ao amigo", no livro Júbilo, memória, noviciado da paixão (1974), de Hilda Hilst.
Livros utilizados neste episódio: "Da poesia", de Hilda Hilst, publicado pela Companhia das Letras (2017); "Eu e não Outra. A Vida Intensa de Hilda Hilst, de Laura Folgueira e Luisa Destri, publicado pela Tordesilhas (2018).
Apoie o nosso podcast: https://apoia.se/revistavidasecreta
Flavia Ferrari nascida em SP, em 1976, é poeta e professora. Começou a publicar seus poemas em 2020, no início da pandemia. É autora de Meio-fio: poemas de passagem (Toma Aí Um Poema, 2021), de onde foi selecionado o poema deste episódio. Leia também na 8ª edição da Vida Secreta em: https://apoia.se/revistavidasecreta.
Baixe a 7ª edição da revista Vida Secreta em: https://apoia.se/revistavidasecreta
No chá de março conversei com a poeta e professora de Teoria Literária da UFPA Giselle Ribeiro. Com uma produção constante na poesia, por meio de sua personagem-alter-ego Dina, faz a gestação de sua trilogia iniciada pelo livro Escola para mulheres Safo. Giselle é livre, sem amarras, defende a escrita automática e na entrevista a seguir, feita para o podcast Vida Secreta, afirma: “gosto mesmo é de livro chegando onde precisam dele”, e sempre acompanhada de ilustrações autorais, como a da capa desta edição, é com poder poético que sua escrita chega.
https://apoia.se/revistavidasecreta
Trecho de O funeral da baleia, de Lilian Sais - Revista Vida Secreta (weebly.com)
Lilian Sais é escritora, preparadora de texto e produtora de podcasts. Doutora em Letras Clássicas, publicou, de poesia, a plaquete Passo imóvel (Ed. Cozinha Experimental) e os livros Acúmulo (Ed. Patuá) e Uma baleia nunca dorme profundamente (Ed. Hecatombe). Tem poemas, contos e textos críticos publicados em diversas revistas digitais e impressas. Alguns dos seus poemas foram traduzidos para o espanhol, o inglês e o grego moderno. Em 2021, venceu o Prêmio CEPE Nacional de Literatura, na categoria poesia, com o livro inédito Motivos para cavar a terra. Em 2020, foi contemplada pelo ProAC para a publicação deste, que é o seu primeiro romance.
Apoie o projeto Vida Secreta: https://apoia.se/revistavidasecreta
Falando em leituras é um quadro apresentado pelo escritor Rafael Gallo. Neste episódio, apresenta o livro O vivo, de Adriana Lisboa, publicado pela Relicário em 2021. Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Estudou música e literatura. Publicou, entre outros livros, os romances Sinfonia em branco (Prêmio José Saramago); Um beijo de colombina; Rakushisha; Azul corvo (um dos livros do ano do jornal inglês The Independent); Hanói; a coletânea de contos O sucesso e os poemas de Parte da paisagem e Pequena música (menção honrosa – Prêmio Casa de las Américas). Também publicou obras para crianças, entre as quais Língua de trapos (Prêmio de Autor Revelação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e Um rei sem majestade. Seus livros foram traduzidos em mais de vinte países.
Apresentação de Rafael Gallo
https://www.instagram.com/rafaelgallo81/
www.vidasecreta.weebly.com/
Nascido em Barreirinha (interior do Estado do Amazonas), no dia 30 de março de 1926, Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros. Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende. Faleceu no dia 14 de janeiro de 2022.
Leitura e edição: João Gomes
https://apoia.se/revistavidasecreta
https://www.instagram.com/revistavidasecreta/
Site: https://vidasecreta.weebly.com/thiago-de-mello-dez-poemas.html
Marina Ruivo nasceu no Dia Internacional da Mulher de 1978, em São Paulo. Cursou Letras/Português na USP e lá defendeu o mestrado e o doutorado. Trabalhou como freelancer no mercado editorial e atualmente é professora universitária. Mantém o canal A barca Marina, no Youtube e publicou Nossa barca (Patuá, 2019) e Geração armada: literatura e resistência em Angola e no Brasil (Alameda Editorial/Fapesp, 2015).
Leitura e edição: João Gomes
Apoie: https: //apoia.se/revistavidasecreta
Instagram: https://www.instagram.com/revistavidasecreta/
Site: https://vidasecreta.weebly.com/
Falando em leituras é um quadro apresentado pelo escritor Rafael Gallo. Neste episódio, apresenta o livro de poemas A mulher submersa, de Mar Becker, publicado pela editora Urutau e finalista do Prêmio Jabuti 2021.
Apresentação de Rafael Gallo: https://www.instagram.com/rafaelgallo81/
Edição de João Gomes: https://www.instagram.com/joaogomescritor/
Apoie: https://apoia.se/revistavidasecreta
Instagram: https: //www.instagram.com/revistavidasecreta/
Site: https: //vidasecreta.weebly.com/
Almir Messeder desembocou no lado cultural advindo do mundo dos negócios, gerenciando projetos para shoppings centers no Brasil, passou pelo Sistema Globo de Rádio do Rio. Atua como correspondente da rádio Cairo Internacional, cursou social physics pelo Harvard-Mit e dividiu a bancada de uma rádio no Recife por 17 anos. Executou recentemente um projeto de comunicação popular por meio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife.
Ajude este podcast a se manter no ar: https://apoia.se/revistavidasecreta
Contato do entrevistado: https://www.facebook.com/almirh.messeder
Acesse o site de nossa revista e editora online: https://vidasecreta.weebly.com/
Raimundo de Moraes nasceu em Recife (PE). Tem quatro livros de poesia publicados: Baba de moço, Tríade, Coesia e Jesus Cristo, mon amour. Participou do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco. Premiado em diversos concursos literários nacionais, recebeu o 1º lugar nacional-exterior em poesia da Off Flip 2008. Aymmar Rodriguéz, Semíramis e Alma Henning são personagens/vozes/heterônimos que falam através de sua poesia.
Foto: Divulgação.
Livro: "Tríade", FacForm, 2010.
Leitura: João Gomes.
Contato: https://www.instagram.com/raimundo_demoraes/
Micheliny Verunschk nasceu em 1972, em Pernambuco. Escritora e historiadora, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014), foi duas vezes finalista do Prêmio Rio de Literatura, além de finalista do antigo Prêmio Portugal Telecom, hoje Prêmio Oceanos.
Foto: Renato Parada
Livro: O movimento dos pássaros, Martelo Casa Editorial, 2020
Leitura: João Gomes
Hilda Hilst nasceu em 1930, em Jaú, no interior do estado de São Paulo. Formada em direito pela Universidade de São Paulo, aos 35 anos mudou-se para a chácara Casa do Sol, próxima a Campinas, onde se dedicou integralmente à criação literária. Escreveu poesia, ficção e peças de teatro. Morreu em 2004. O poema deste episódio você encontra no livro "Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão".