Vetsapiando – o lado menos chato da veterinária!!🎙️ Episódio 1 já está no ar! E para começar com chave de ouro, recebemos dois ícones da veterinária: Dra. Mallet e Dr. Marcelo Faustino.Eles abrem o jogo sem censura, compartilhando histórias, opiniões e curiosidades sobre suas trajetórias como amigos e colegas de profissão— falando de tudo e de todos, com muito bom humor e autenticidade.
Prepare-se para rir, aprender e enxergar a veterinária de um jeito diferente: mais leve, mais próximo e nada chato. E descubra o que houve com a poodle Juma/Buba 😁
A médica veterinária e colaboradora do Vetsapiens,Dra. Cintia Ghorayeb, fala aqui sobre os desafios para manter um vínculo sólido com o paciente (e seu tutor) em todas as fases da vida, qual é o papel do clínico geral na condução de casos com múltiplas comorbidades, dá dicas aos colegas para encaminhar o paciente a um especialista sem medo de “perder o paciente” e traz outras informações bem relevantes para a prática clínica do veterinário. Vem ouvir!
Dra. Cintia Ghorayeb
- Graduada em Medicina Veterinária pela UNIFENAS eespecializada em Clínica Médica de Cães e Gatos pela ANCLIVEPA-SP.
- Possui experiência internacional na Universidade da Flórida e na Universidade de Washington.
- Com mais de 20 anos de atuação na Clínica Médica de cães e gatos e pacientes críticos, é pioneira no atendimento domiciliar e clínica geral do hospital Veros.
Conecte-se com o Vetsapiens!
A transmissão de esporotricose de gatos para seres humanos motivou o debate sobre o tema no último Fórum Americano de Dermatologia Veterinária, que ocorreu na cidade de Orlando, Estados Unidos. A Dra. Rita Carmona esteve presente no evento e traz os destaques dessa aula.
“Existem muitos relatos de casos de transmissão de esporotricose no pós-cirúrgico, e, aparentemente, esse fungo é resistente à maior parte dos desinfetantes e deautoclavagem”, ressalta Dra. Rita. Acompanhe este novo episódio do podcast Vetsapiens.
Rita Carmona
Sócia-Fundadora da Plataforma Vetsapiens
Especialista em Dermatologia Veterinária
Sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária
Professora da Universidade Anhembi Morumbi
Professora convidada dos cursos de pós-graduação da USP, UAM, Equalis e Anclivepa
Conecte-se com o Vetsapiens!
Neste episódio, a colaboradora do Vetsapiens, Dra. Camila Ferreiro, fala sobre o estresse em gatos: o que ele significa, quais fatores podem desencadear esse quadro e, principalmente, como ajudar a reduzi-lo — inclusive com o auxílio de suplementação na dieta. Dá o play e não se esqueça de indicar nosso podcast para outros colegas Vetsapianos 😉
Dra. Camila Ferreiro
Graduação em Medicina Veterinária pela Unipinhal
Especialização em Clínicas Médica de Pequenos Animais UNISA
Aprimoramento Médico Veterinário (Residência) em clínica médica de pequenos Animais UNISA
Mestre em ciências Médica pela FMVZ USP (ênfase em medicina de felinos)
Docente de Clínica Médica, Práticas Veterinárias e Comunicação Clínica no curso de Medicina Veterinária da FMU
Coordenação de curso de extensão em Medicina de Felinos GeVet Ensino
Membro AAFP Atendimento Especializado em Medicina de Felinos Oasis Pet e Hospital Veros
Conecte-se com o Vetsapiens!
A Iniciativa da Campanha de Reavaliação em Ressuscitação Veterinária (RECOVER) tem o objetivo de desenvolver e disseminar as primeiras diretrizes de ressuscitaçãocardiopulmonar (RCP) veterinária baseadas em evidências. Dra. Sibele Konno, colaboradora do Vetsapiens e médica veterinária com Certificação Recover, vem contar neste episódio sua experiência na obtenção deste certificado e porque ele é tão importante.
Site Recover: www.recoverinitiative.org
Sibele Konno
- Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP
- Residência em Clínica Médica pela FMVZ-USP
- Pós-graduação Lato Sensu em Medicina Intensiva - PAV
- Pós-graduação em Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas - PUCRS
Conecte-se com o Vetsapiens!
Dra. Flaviana Amado é colaboradora do Vetsapiens e palestrante do 1º Congresso Internacional Vetsapiens, que acontece nos dias 11 e 12 de abril deste ano. Neste episódio ela dá um “gostinho” sobre o que vai falar durante o evento e convida os colegas para responder à pergunta: “Você se sente seguro para tratar de feridas?”. E aí, qual sua resposta? Não perca o Congresso, você vai se surpreender com as informações sobre tratamento de feridas.
Congresso Vetsapiens
www.congressovetsapiens.com.br
Flaviana Amado
- Médica Veterinária Pós-graduada em Dermatologia e Biofotônica
- Mestra em Medicina Biofotônica- Pós-graduanda em Laser em Saúde
- Professora convidada dos programas de pós-graduação: Dermatologia e Alergologia de Cães e Gatos - ANCLIVEPA SP, Dermatologia Clínica – UFAPE e Oncologia -FAMESP
- Sócia proprietária da Dermacare Vet em São Paulo
- Fundadora dos Grupos: InVetSci, Fotobiovet, Vet Wounds
- Membro da WALT (World Association for Photobiomodulation Therapy)
- Membro da IPA (International Photodynamic Association)
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Tratar a otite decorrente da dermatite atópica tem sido desafiador, dada a sua recorrência. Porém a experiência prática da Dra. Larissa Botoni, colaboradora do Vetsapiens, indica que este desafio pode ter um aliado com a chegada de Zenrelia. Você já notou isso nos casos que atende? Compartilhe conosco em nossas redes sociais
Larissa Botoni, MV PhD
- Diplomada pelo Latin American College of Veterinary Dermatology
- Diretora do Programa Brasileiro de Residência em Dermatologia Veterinária - LACVD
- Mestrado e Doutorado pela UFMG
- Atendimento de Dermatologia e Otologia Veterinária em Belo Horizonte/MGConecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Medicina preditiva além da prática comum do dia a dia é o assunto trazido pelo colaborador do Vetsapiens, Dr. Lucas Rodrigues, palestrante sobre biomarcadores preditivos do 1º Congresso Internacional Vetsapiens.
Neste episódio ele dá um ‘gostinho’ sobre sua aula no Congresso e discorre sobre o benefício das ferramentasgenéticas para avaliar riscos futuros nos pacientes jovens/adultos. E traz uma novidade dentro da genética que é...ah, aperta o play pra saber 😉
Lucas Rodrigues, DVM, MS, PhD
CEO e Diretor Científico - Box4Pets
Diretor e Responsável pelo Estima Diagnósticose Especialidades
Head of Veterinary Research da FidoCure(Califórnia - EUA)
Fundador da empresa FreshPet e RidgeResearch
Pós-Doutorado pela Penn StateUniversity (Hershey, PA - EUA)
Pós-Doutorado pela University ofWisconsin-Madison (Madison, WI - EUA)
Doutorado pelo Departamento de ClínicaMédica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade deSão Paulo (FMVZ-USP)
Mestrado pelo Departamento de PatologiaExperimental e Comparada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia daUniversidade de São Paulo (FMVZ-USP)
Escritor de vários capítulos de livrose publicações além de autor do livro Neoplasias Hematopoiéticas em Cães e Gatos
Conecte-se com o Vetsapiens!
Dra. Claudia Inglez, uma das cofundadoras do Vetsapiens, fala sobre a disfunção cognitiva, que leva a alterações comportamentais importantes tanto em cães, como em gatos - e a idade está entre os fatores de risco elevado. Inflamação crônica cerebral e dano oxidativo são alguns dos achados em estudos científicos que podem estar por detrás desta condição. Você sabe conduzir estes casos? Fica uma dica: o que é comum nem sempre é o normal. Aperta o play para entender melhor.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
A Dra. Mariana Porsani, colaboradora do Vetsapiens, explica neste episódio sobre a alimentação enteral: quando fazê-la, se há ou não contraindicação, qual alimento deve ser usado, entre outras informações, e aproveita para te convidar para o curso sobre o tema com a participação dela e dos Profs. Drs. Fábio Teixeira e Ricardo Duarte. Ouça o áudio e já clique no link do curso que segue abaixo:
Curso Alimentação enteral em pacientes hospitalizados
https://vetsapiens.com/cursos/curso-alimentacao-enteral-em-caes-e-gatos-no-intensivismo-2/
Dra. Mariana Porsani
Médica-veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS
Concluiu Residência em Clínica Médica de pequenos animais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Mestre em Ciências com ênfase em metabolismo e fisiologia animal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Doutora em Ciências, com ênfase em Clínica Veterinária pelo Programa de Pós- Graduação em Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).
Atuou como clínica geral em clínicas veterinárias e é responsável pelo atendimento nutricional de diversas clínicas e hospitais veterinários na cidade de São Paulo. Consultora de atendimentos nutricionais em todo Brasil.
Professora convidada para ministrar aulas em cursos de pós-graduação e palestras em eventos.
Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutri Pet).
Coordenadora da Pós-graduação de Nutrição e Nutrologia de cães e gatos da ANCLIVEPA-SP.
Sócia fundador da NutricareVet - ensino, consultoria e atendimentos nutricionais.
Criadora e sócia do software DietLab - formulações alimentares.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Inúmeros procedimentos do nosso dia a dia precisam de intervenção cirúrgica. A dor pós-operatória, portanto, é uma certeza. Mas como cuidar do paciente que já apresenta uma dor crônica - de moderada a severa - durante o perioperatório? Quais escalas podemos usar para identificar essa dor? E por que esse diagnóstico é necessário antes da cirurgia? Quem volta aqui para explicar é a colaboradora do Vetsapiens Dra. Sandra Mastrocinque.
Dra. Sandra Mastrocinque - professora de anestesiologia, técnica cirúrgica e clínica cirúrgica de pequenos animais no Centro Universitário Barão de Mauá além de sócia proprietária do Ambulatório de Dor Aliviare, em Ribeirão Preto, e colaboradora do Vetsapiens.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Rita Carmona, sócia fundadora do Vetsapiens, fala sobre os princípios da terapia tópica na dermatologia veterinária. Ela explica a importância dos tratamentos tópicos como shampoos, sprays e até mousses para o sucesso terapêutico, especialmente em doenças como a dermatite atópica. A terapia tópica é fundamental para restaurar a barreira cutânea e equilibrar o microbioma, utilizando ativos que hidratam e combatem inflamações. A aplicação de sprays e banhos complementares melhora a eficácia do tratamento, especialmente em locais de difícil acesso na pele dos animais.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
O Zenrelia (ilunocitinib) é o novo inibidor de JAK oral que representa a evolução no tratamento da coceira associada à dermatite alérgica e atópica em cães. A Dra. Romeika Reis, médica veterinária e colaboradora do Vetsapiens, conta como esse inibidor funciona no organismo do paciente e chama atenção para pontos essenciais, entre eles, a importância de monitorização de lipídios no sangue, se é possível ou não associar o ilunocitinib ao corticoide e a necessidade de controlar qualquer infecção secundária. Aperte o play, ouça e compartilhe com seus colegas.
Dra. Romeika Reis – Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, é dermatologista Veterinária (SBDV/CFMV). É professora e do curso de pós-graduação em clínica de pequenos animais e do curso de pós graduação em Dermatologia Veterinária da Equalis. Proprietária da clínica Canis e Catus, em Natal.
Conecte-se com o Vetsapiens!
A médica veterinária e colaboradora do Vetsapiens, Dra. Cintia Ghorayeb, conta aqui quais são os pontos de atenção na fase de senilidade de cães e gatos, desde o reconhecimento do que é uma “idade avançada” até a preocupação com a saúde dental, vacinas, exames e a importância do tratamento preventivo para que os nossos pacientes “velhinhos e velhinhas” tenham uma melhor qualidade nesta fase tao importante da vida.
Dra. Cintia Ghorayeb
Graduada em Medicina Veterinária pela UNIFENAS e especializada em Clínica Médica de Cães e Gatos pela ANCLIVEPA-SP. Possui experiência internacional na Universidade da Flórida e na Universidade de Washington. Com mais de 20 anos de atuação na Clínica Médica de cães e gatos e pacientes críticos, é pioneira no atendimento domiciliar e clínica geral do hospital Veros.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
A médica veterinária Dra. Karina Yasbek compartilha neste episódio sua experiência no uso de meloxicam no tratamento de cães e gatos. O meloxicam é um anti-inflamatório ligado à ciclooxigenase 2, sendo eficaz no controle da dor aguda e inflamação em diversas situações, como cirurgias e lesões. Ele pode ser administrado uma vez ao dia, possui formas injetáveis e orais, e é seguro para uso prolongado em doses adequadas. Dra. Karina discute a utilização do meloxicam em terapia intermitente para pacientes com dor crônica, permitindo uma eficácia menor e redução de efeitos adversos.
Dra. Karina Yazbek – Doutora pelo Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP; Especialista em Dor pela Sociedade Brasileira de Dor (SBED); Responsável pelo Serviço de Dor Aguda e Crônica e Terapia Intensiva do All Care Vet.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Neste episódio, a veterinária e colaboradora do Vetsapiens, Dra. Maria Alessandra Del Barrio, comenta sobre as doenças transmitidas por vetores e traz também informações essenciais sobre as doenças transmitidas por pulgas e carrapatos. Além disso ainda nos conta sobre as doenças transmitidas por mosquitos e os flebotomíneos, os tais artrópodes voadores, que além de picarem e sugarem o sangue causam outros"problemas" em nossos pacientes felinos. A triagem e ‘outras cositas’ mais fazem parte deste episódio incrível! Aperte o play.
Maria Alessandra Martins Del Barrio
- Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP/SP, onde concluiu o Programa de Residência em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e obteve título de Mestre em Clínica Veterinária.
- Clínica autônoma com ênfase em Medicina Felina, tendo trabalhado por 10 anos junto ao Professor Dr. Archivaldo Reche Jr 1999-2007.
- Docente da PUC-MG, das disciplinas Patologia Clínica, Clínica e Doenças de Pequenos Animais 2006-2022.
- Autora de capítulos de livros de Medicina Interna de Pequenos Animais, Medicina Felina, Infectologia, Nefrologia e Parasitologia.
- Professora de Cursos de Imersão, Aprimoramento e Especialização de Medicina Interna de Pequenos Animais e Medicina Felina, por todo o país.
- Clínica autônoma com atendimento exclusivo de felinos nos hospitais da Rede VCA – Pet Care.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Neste mês tivemos um episódio sobre multiparasitismo em gatos, com a participação da Dra. Maia Alessandra Del Barrio (volte 2 episódios para conferir). E como o tema é bem amplo, hoje trazemos a parte 2 deste assunto com a participação da Dra. Karin Botteon e Bruno Oliveira, ambos da Boehringer Ingelheim. Dra. Karin conta sobre os diversos parasitas aos quais os gatos estão expostos, seja via grooming ou nos ambientes fora de casa - e chama atenção especial para a pulga, um vetor importante de risco duplo. Bruno explica sobre o NexGard Combo, para qual diagnóstico está indicado, como aplicar e quais são as versões deste medicamento certificado. Confira!
Karin Botteon - Médica-veterinária formada pela UEL, com residência em clínica médica de pequenos animais pela UNESP-Botucatu e mestrado na área de banco de sangue pela Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Atualmente é Gerente Técnica Pets da Boehringer Ingelheim.
Bruno Oliveira - Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e possui pós-graduação em Marketing Digital pela ESPM. Atua no mercado farmacêutico há mais de 7 anos, com experiência em saúde animal e humana.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Neste episódio, discutiremos os insights do Congresso
Internacional de Dermatologia, enfatizando aspectos relevantes sobre a dermatite atópica e as melhores práticas e ferramentas para a higienização dos
gatinhos. Quem comenta é Dra. Rita Carmona, médica veterinária pela USP com especialização em Dermatologia Veterinária e uma das sócias fundadoras do Vetsapiens.
Conecte-se com o Vetsapiens!
https://www.facebook.com/vetsapiens
https://www.instagram.com/vetsapiens/
Pois é, Vetsapianos: animais que tem acesso à rua podem adquirir ectoparasitas como pulgas e carrapatos, que podem causar anemias e até reações de hipersensibilidade. E felinos que caçam e/ou ingerem carne crua podem adquirir Toxoplasmose!
Neste episódio, a veterinária e colaboradora do Vetsapiens, Dra. Maria Alessandra Martins Del Barrio, mais conhecida como Malê, vem tratar desse assunto chamando atenção para esses e outros riscos trazidos por inúmeros parasitas, que podem comprometer - e muito - a vida dos felinos, seja aqueles que dão uma passeadinha na rua ou aqueles que só vivem indoor. Aperta o play!
Dra. Maria Alessandra Martins Del Barrio
- Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP/SP, onde concluiu o Programa de Residência em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e obteve título de Mestre em Clínica Veterinária
- Clínica autônoma com ênfase em Medicina Felina, tendo trabalhado por 10 anos junto ao Professor Dr. Archivaldo Reche Jr 1999-2007
- Docente da PUC-MG, das disciplinas Patologia Clínica, Clínica e Doenças de Pequenos Animais 2006-2022
- Autora de capítulos de livros de Medicina Interna de Pequenos Animais, Medicina Felina, Infectologia, Nefrologia e Parasitologia
- Professora de Cursos de Imersão, Aprimoramento e Especialização de Medicina Interna de Pequenos Animais e Medicina Felina, por todo o país Clínica autônoma com atendimento exclusivo de felinos nos hospitais da Rede VCA – Pet Care
Conecte-se com o Vetsapiens!
Ciclosporina é umas das opções terapêuticas para tratar a dermatite atópica. Mas para quem está indicada? Como e quando fazer o uso desse medicamento? Quem explica é a Dra. Romeika Reis, veterinária e colaboradora do Vetsapiens.
Dra. Romeika Reis –Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, é dermatologista Veterinária (SBDV/CFMV). É professora e do curso de pós-graduação em clínica de pequenos animais e do curso de pós graduação em Dermatologia Veterinária da Equalis. Proprietária da clínica Canis e Catus, em Natal.
Conecte-se com o Vetsapiens!