All content for Troca de Olhares is the property of Flávia Ramos e Márcio Rocha and is served directly from their servers
with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Um espaço para flertar com diferentes possibilidades e perspectivas sobre o mundo do trabalho.
Neste episódio, vamos trocar alguns olhares sobre a relação entre o indivíduo e o coletivo, uma tensão que atravessa a história e impacta o mundo do trabalho e nossa sociedade de diversas formas. Em tempos de pandemia, a dinâmica entre atender as nossas demandas individuais e preservar as necessidades coletivas nos traz diferentes dilemas. Já sentiu aquela vontade de furar a quarentena e encontrar os amigos? Pois é, desde que o lema da revolução francesa foi declarado, liberdade (indivíduo) e igualdade (coletivo) se confrontam, muitas vezes sem o apoio da fraternidade, o terceiro elemento que nos chama para uma consciência de sermos todos iguais. Ops...iguais? Será que somos mesmos? Quem sabe a experiência de ser fraterno com o diferente não seja nosso grande desafio? Quem sabe o indivíduo não precisa reconhecer a diversidade do coletivo e não buscar igualdade? Para além das imposições que a quarentena nos traz, vamos falar sobre como profissionais negros e membros da comunidade LGBTQIA+ se encontram em meio a este cabo de guerra entre individualidade e coletividade dentro das organizações. Aperta o play e vamos juntos flertar com novas ideias sobre o mundo do trabalho.
Nosso convidados:
Jean Nys é executivo de Recursos Humanos formado em Psicologia pela USP e pós-graduado em Psicodrama sócio-educacional pela PUC-SP. É apaixonado por Inclusão & Diversidade e durante suas experiência profissional tem desenvolvido diversos projetos nesta área para fortalecer o tema em organizações como Bayer e Yara Fertilizantes.
Ricardo Gonçalves é executivo senior de TI, graduado em Ciência da Computação, com MBA em gestão empresarial pela FGV. Possui mais de 19 anos de experiência em TI e 10 anos de experiência em liderança corporativa e gestão de pessoas, os quais foram dedicados ao desenvolvimento de pessoas, gestão e estratégia de TI com atuação global, implementação de programas, projetos e desenvolvimento de processos globais. Desenvolveu carreira em empresas multinacionais como MARS, PepsiCo, Bunge e Bayer, atuando em diversas posições gerenciais e funções executivas. Ricardo é casado, pai de um menino. Entre suas atividades prediletas na hora de lazer estão a fotografia, vinhos e tecnologia. Também dedica seu tempo a diversidade e inclusão dos afrodescendentes através de mentoria, palestras e entrevistas.
Christinne Plinis, 47 anos, mulher, negra, professora, na rede pública de ensino, há 28 anos. Já atuou no Ensino Médio como professora de Sociologia e no Ensino Fundamental II, como profesosra de Geografia e História. Atualmente está trabalhando na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Fernanda Luz é psicóloga clínica e cofundadora da empresa Fator Diversidade, que visa potencializar a inclusão e diversidade nas empresas através de ciência e arte. Atua no cenário corporativo e no consultório com bases psicodramáticas, atenção plena, constelação sistêmica familiar e organizacional e terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing).