Como um experimento de 2 semanas resultou em milhares de acessos e centenas de clientes? Roberto Braga é CMO da bxblue, fintech de crédito consignado. Neste episódio Braga compartilha os aprendizados e os experimentos que rodou em marketing de conteúdo pra construir uma máquina de aquisição repetível e escalável.
O que você vai aprender com o material
- Marketing de conteúdo: como começar, o que fazer primeiro e o que vale a pena para a sua startup
- Como fazer testes que validem se criar conteúdo é uma boa estratégia para o seu público
- Construção de keywords relevantes
- As principais ferramentas para aferir resultados de marketing
- A importância das métricas intermediárias
Takeaways do Material
- Como o ‘tempo’ é o ativo mais preciso de uma startup, é fundamental saber o que fazer primeiro e o que realmente vale a pena ser feito.
- Pequenos experimentos em marketing de conteúdo fazem muita diferença no resultado final.
- Os primeiros passos para produzir conteúdos que engajem seu público-alvo é identificar as palavras-chave que estão em alta e priorizar aquelas que possuem muito volume de busca e baixa concorrência.
- Se você se atenta só aos números de cada canal da sua empresa nas redes sociais como likes, compartilhamentos e visualizações, muito provavelmente sua empresa está perdendo informação que só é possível perceber observando o funil inteiro até chegar na conversão.
- Uma estratégia de marketing de conteúdo não precisa só gerar conversão, mas é fundamental saber se aquele conteúdo está se comunicando com a venda que você precisa fazer ou com o cliente que você quer trazer para sua plataforma.
- Ter uma persona muito clara e uma lista de controle (que é aquela variável que você tem domínio, que não vai ter uma disrupção) é um trabalho primordial para qualquer estratégia de conteúdo funcionar.
- Vale lembrar, não existe uma ferramenta milagrosa para medir seus resultados de marketing de conteúdo. As boas ferramentas disponíveis no mercado também são usadas pelo seu concorrente.
- Como em todo canal, isso inclui o Google, você não deve colocar todos os seus ovos em uma única cesta.
- Não caia no extremo de só ficar nas métricas de vaidade. Construir indicadores intermediários de performance e acompanhar para saber se eles estão dando certo é fundamental para qualquer estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.
Key discussion points
02:24 - Braga explica o motivo pelo o qual até hoje na BXBlue eles não fazem redes sociais orgânica.
04:03 - Braga conta como na BXBlue eles correlacionam o esforço dedicado à estratégia de marketing de conteúdo com os resultados obtidos.
11:20 - Braga explica como a BXBlue criou níveis para qualificar as audiências e alimentá-las de acordo com cada etapa do funil.
14:02 - Braga descreve os testes que foram realizados no começo da BXBlue para que a empresa entendesse se marketing de conteúdo era um dos caminhos não só para atrair, mas principalmente, para converter os usuários em clientes.
20:09 - Braga fala sobre a cultura de experimentos e testes.
22:10 - Braga conta quais são os primeiros passos para entender se marketing de conteúdo é uma estratégia para o seu negócio.
24:14 - Braga dá dicas de como desenhar experimentos.
27:15- Braga fala sobre as principais ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a medir os resultados de marketing.
30:42 -Braga explica o dia-a-dia da construção de keywords na BXBlue
35:09 - Braga explica como o Google é um próprio concorrente de qualquer tipo de negócio no mecanismo de busca.
53:01 - Braga conta sobre as métricas intermediárias