
O que você entende por providência divina?
Quando o assunto é esse, é comum identificarmos dois posicionamentos diferentes.
Algumas pessoas, guiadas por um pensamento deísta, creem que Deus criou o mundo e que, com o surgimento do pecado original, Seus planos "deram errado". A partir daí, o Criador teria abandonado o ser humano à sua própria sorte.
Por outro lado, um outro grupo de pessoas se coloca de uma forma completamente passiva diante da providência, como se ao homem não coubesse nenhuma atitude, nenhum protagonismo – numa justa medida – no que diz respeito à sua salvação.
No entanto, não precisamos nos esforçar muito para enxergar dois extremos nesses exemplos — e talvez você pense que a resposta correta está no meio-termo entre eles.
Na teoria, podemos dizer que sim. Mas, na prática, sabemos que não é tão simples. Se você é católico, sabe que "confiar na providência divina" não deve ser um discurso da boca para fora.
Por isso, pensando na importância da verdadeira confiança na providência para a vivência da nossa fé, decidimos trazer este tema para o Tertúlia.
Neste episódio, entenderemos de uma vez por todas o que é a famigerada providência divina, e o mais importante: como confiar nela.
Para tirar nossas dúvidas sobre o assunto, trazendo testemunhos e práticas que podem nos ajudar nesse processo de aumento de confiança, contamos com a presença especial de dois convidados:
Jacqueline Sandes: esposa do Pedro e mãe de 2 filhas (Maria e Aurora) Autora do livro "Maria, a menina milagre".
Pe. Eric Pozzobon: vigário na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela/RS.