
Hoje falamos de Machado de Assis, nosso maior escritor, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, e que deixou um mistério em nossa literatura: afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Até o final do episódio, quem sabe, esclarecemos isso.
Joaquim Maria Machado de Assis, foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Foi precursor do realismo brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras.
Sua carreira compreende duas fases, a primeira, caracteristicamente romântica, abrange suas primeiras obras como seu primeiro romance, ‘Ressureição’; sua primeira peça, ‘Queda que as mulheres têm pelos tolos’; e o livro de poesias ‘Crisálidas’, fase que vai de 1864 a meados de 1878. A segunda fase teve início com a publicação do livro ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’, livro escrito logo após ser internado devido ao seu quadro de epilepsia, que o forçava a tomar fortes remédios, que lhe desgastavam a saúde.
Se você gosta da proposta de nosso podcast, indique a um amigo, a uma amiga, dê sua curtida no que gostar e use nosso e-mail: taba@tabacultural.com.br, para suas observações e sugestões.
Lembramos que você tem acesso a todos os episódios de nosso podcast, e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpage.com/taba-cultural.
Nossos episódios são publicados ás terças e quintas-feiras.
Obrigado!