No Journal Club de hoje vamos conversar sobre um artigo que traz conceitos bem práticos sobre a avaliação de pacientes com exotropia intermitente do tipo excesso de divergência.
Será que 15 minutos de oclusão têm o mesmo efeito de 45 minutos para revelar se estamos diante de um pseudo excesso de divergência? Ouça esse episódio e descubra!
Vamos juntos?
Link para o artigo: https://www.jaapos.org/article/S1091-8531(25)00150-8/abstract
Prepare-se para um episódio imperdível! Em celebração à Campanha Iberoamericana de Ambliopia (CLADE/CBE), recebemos Dr. Sean Donahue, uma das maiores referências mundiais no tema. Ele compartilha conosco sua vasta experiência clínica e sua trajetória como pesquisador principal de inúmeros estudos do PEDIG (Pediatric Eye Disease Investigator Group).
¡Prepárense para un episodio imperdible! En celebración de la Campaña Iberoamericana de Ambliopía (CLADE/CBE), contamos con la participación del Dr. Sean Donahue, una de las mayores referencias mundiales en el tema. Nos comparte su amplia experiencia clínica y su trayectoria como investigador principal de numerosos estudios del PEDIG (Pediatric Eye Disease Investigator Group).
Get ready for an outstanding episode! In celebration of the Ibero-American Amblyopia Campaign (CLADE/CBE), we welcome Dr. Sean Donahue, one of the world’s leading authorities on amblyopia. He shares his extensive clinical experience and his work as a principal investigator in multiple PEDIG (Pediatric Eye Disease Investigator Group) studies.
Nesse episódio especial do Journal Club, conversamos tudo sobre publicações científicas com o Dr Ricardo Paletta Guedes, editor-chefe da Revista Brasileira de Oftalmologia pelo segundo mandato.
Você vai ouvir dicas valiosas para leitura de artigos científicos e também por onde iniciar como pesquisador; vai conhecer como funciona o processo editorial de uma revista científica e acompanhar discussões sobre assuntos importantíssimos da área de pesquisa e publicações em saúde.
Não perca esse episódio incrível! Vamos juntos?
Aplicativo mencionado no episódio: Google NotebookLM
Você já fez uma plicatura e se perguntou se o resultado seria o mesmo de uma ressecção? Então não perca esse episódio do StrabCast!
O Journal Club desta semana teve como convidada a nossa querida ex-presidente Dra Dayane Issaho, que apresentou para nós seu artigo publicado no Journal of Ophthalmology em 2020: uma revisão sistemática e metanálise comparando plicaturas e ressecções em estrabismos horizontais.
Vamos juntos?
Link para o artigo: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7354662/
O StrabCast está fazendo aniversário. São 2 anos e 50 episódios! O clima é de comemoração com pitadas de emoção. Hoje relembramos alguns trechos de episódios que mostram a essência da trajetória do nosso podcast. Conversamos também sobre a mudança na gestão do CBE e sobre as vozes que você vai escutar na condução do Strabcast a partir de agora.
Vamos juntos?
Hoje nosso assunto foge um pouco do estrabismo, mas é um tema fundamental para melhorarmos a nossa relação com nossos pacientes, nossa equipe e até mesmo a experiência que oferecemos dentro do consultório.
Vamos falar sobre Neuromarketing Médico com a nossa convidada Ana Carolina Moresco.
Se você quer saber mais estratégias que conectem neurociência, gestão e humanização no atendimento, esse episódio é pra você!
Vamos juntos?
Se você atende muitas crianças com exotropia intermitente no consultório, este episódio é para você.
Junto com o Dr. Fernando Liebert, vamos discutir o artigo Overminus Lens Therapy for Children 3 to 10 Years of Age With Intermittent Exotropia, publicado no JAMA Ophthalmology.
Um bate-papo científico e direto ao ponto, para ajudar na prática clínica e no raciocínio sobre essa abordagem.
Não perca! Vamos juntos?
Acesse o artigo aqui: https://jamanetwork.com/journals/jamaophthalmology/fullarticle/2777181
Nosso convidado de hoje é alguém que realmente dispensa apresentações no universo do estrabismo: Dr. Kenneth Wright.
Em um bate-papo leve e extremamente informativo, conversamos sobre cirurgia precoce na esotropia congênita — tema do qual ele é um dos maiores defensores no mundo.
Dr. Wright compartilha sua experiência pessoal ao operar o próprio filho com esotropia aos 4 meses de idade, e discutimos também os fundamentos científicos por trás dessa decisão, a partir do artigo publicado no J AAPOS:
“Can Ophthalmologists Repair the Brain in Infantile Esotropia?”
Se você já se perguntou quão cedo é cedo demais para operar,
ou quais as consequências de adiar o tratamento cirúrgico,
esse episódio é pra você.
Vamos juntos?
Se você tem atendido cada vez mais adultos e idosos com pequenos desvios oculares, esse episódio é pra você.
Recebemos a Dra. Marcela Barreira para discutir um tema super atual e que pode transformar sua abordagem clínica: “Small-Angle Vertical Strabismus Treatment in the Elderly”, artigo recém-publicado no Journal of AAPOS.
Uma conversa rica em reflexões e insights práticos sobre o manejo de casos sutis, que muitas vezes causam grande incômodo visual e funcional aos nossos pacientes.
Vamos juntos?
Acesse o artigo aqui: https://www.jaapos.org/action/https://www.jaapos.org/action/showPdf?pii=S1091-8531%2825%2900075-8showPdf?pii=S1091-8531%2825%2900075-8
Vamos para a parte 2 do nosso super bate-papo com o Dr. Federico Vélez?
Agora vamos direto ao ponto: falamos sobre as principais abordagens de tratamento e as técnicas cirúrgicas mais utilizadas para corrigir torções e desvios verticais.
Se você gostou da parte 1, na qual falamos sobre semiologia e o exame clínico detalhado, agora é hora de colocar esse conhecimento em prática!
Prepare-se: essa continuação está ainda mais rica em conteúdo e cheia de dicas aplicáveis ao dia a dia do consultório e do centro cirúrgico.
Vamos juntos?
Senta, respira e se prepara… porque o episódio de hoje está imperdível!
Recebemos o Dr. Federico Vélez em uma conversa leve, generosa e extremamente enriquecedora sobre diagnóstico e manejo de torções e desvios verticais.
Foi literalmente uma aula — cheia de dicas práticas, reflexões clínicas e troca de experiências que todo oftalmologista precisa ouvir.
Essa é apenas a Parte 1 desse bate-papo incrível.
Vamos juntos?
Esse episódio está especial!
Quem tem estrabismo não está lidando apenas com uma alteração estética ou visual — muitas vezes, está enfrentando um impacto profundo na sua autoestima, nas relações sociais e na saúde emocional.
Convidamos o Dr Diogo de Paula Soares para discutir o artigo Mental Health Conditions Associated With Strabismus in a Diverse Cohort of US Adults publicado no JAMA ophthalmology.
Vamos juntos?
Esse episódio está imperdível!!
Conversamos sobre manejo do estrabismo em pacientes com síndrome de Down com a querida Dra Monica Cronemberger. Ela tem grande experiência com crianças com atraso neurológico e nos deu uma verdadeira aula nesse bate-papo!
Falamos sobre as manifestações oftalmológicas mais comuns, desafios na semiologia, como e quando abordar cirurgicamente o estrabismo, Botox, além dos ganhos funcionais que eles podem ter na correção dos desvios.
Vamos juntos?!
No episódio de hoje trazemos Mariana Zinher para discutir um artigo pra lá de interessante e super atual: Botulinum Toxin A Versus Bilateral Medial Rectus Recession for Partially Accommodative Esotropia: A Systematic Review and Meta-Analysis, publicado no Journal of Pediatric Ophthalmology and Strabismus
Um episódio cheio de insights e informações riquíssimas!
Vamos juntos?
Acesse o artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40135870/
Você já parou pra pensar como a inteligência artificial vem transformando as nossas vidas?
No episódio de hoje, mergulhamos nesse universo com dois convidados super especiais: Alexandre Rosa e Pedro Carricondo. De forma leve e acessível, eles nos explicam como a IA já está sendo aplicada na oftalmologia e revelam o que podemos esperar do futuro — sem deixar de lado a sensibilidade e o olhar humano que só nós, médicos, podemos oferecer.
Se você quer entender como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no cuidado com seus pacientes, além de trazer muita praticidade, esse episódio é pra você!
Vamos juntos?
Nesse episódio em formato de Journal Club, recebemos a querida Simone Nakayama para discutir um super artigo publicado no JAMA Ophthalmology: Surgical Approach and Reoperation Risk in Intermittent Exotropia in the IRIS Registry.
Um artigo que nos traz valiosos insights no tratamento de crianças com exotropia intermitente
Vamos juntos?
Acesse o artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37971736/
Nesse episódio recebemos Ronaldo Barcellos e Luis Eduardo Morato Rebouças de Carvalho em um bate-papo pra lá de descontraído sobre os melhores momentos em Estrabismo da AAPOS 2025, que aconteceu há poucas semanas em Salt Lake City, Utah (EUA).
Uma super chance de se atualizar pra quem não pôde comparecer ao congresso.
O episódio esta im-per-di-vel!
Quem nunca atendeu um paciente com nistagmo no consultório? Nistagmo pode estar associado a estrabismo, posição compensatória de cabeça ou até à piora da acuidade visual devido à intensidade das oscilações.
Neste Journal Club, recebemos a Dra. Tereza Cristina Nogueira de Lassus para discutir seu artigo publicado no Journal of Pediatric Ophthalmology and Strabismus em 2024: “Botulinum Toxin A Injection in Horizontal Nystagmus: Effect on the Frequency of the Oscillation on a Pediatric Population”.
Vamos juntos?
A forma como nos comunicamos com nossos pacientes, equipes e mesmo familiares faz toda a diferença no atendimento e nos nossos relacionamentos. Como podemos aprimorar essa habilidade na prática?
Neste episódio, recebemos Tatiana Vial, fonoaudióloga e mestre em comunicação, para uma conversa super produtiva sobre inteligência comunicativa e seu impacto no dia a dia. Vamos explorar estratégias para tornar a comunicação mais clara, empática e eficiente!
Descubra como pequenas mudanças podem tornar sua comunicação mais assertiva!
Vamos juntos?
Hoje temos um Journal club para discutir um artigo recém saído do forno e que já está dando o que falar: Improvement of stereopsis following strabismus surgery in adults: a retrospective analysis, publicado no Canadian Journal of Ophthalmology.
Pra esse bate-papo convidamos a Paula Basso Dias, oftalmopediatra e especialista em Estrabismo pela UNIFESP e próxima fellow no The Hospital for Sick Children em Toronto.
Vamos juntos?
Acesse o artigo: https://www.canadianjournalofophthalmology.ca/article/S0008-4182(24)00377-6/abstract