
No Brasil das desigualdades, mulheres ocupam menos de 40% dos cargos de liderança no mercado de trabalho e a favela ainda representa um espaço de carências.
O episódio de hoje traz uma conversa entre as professoras Nilza Rogéria Nunes e Alessandra Cruz sobre o protagonismo feminino e suas lutas urbanas e políticas nas comunidades cariocas.
Nilza Rogéria Nunes, pesquisadora do Departamento de Serviço Social, entrevistou, em 160 favelas, 140 mulheres, que atuam como agentes dispostas a enfrentar as situações de vulnerabilidade presentes. Ela conta as histórias dessas líderes no e-book “Mulher de favela: experiências compartilhadas”, disponível gratuitamente no site da Editora PUC-Rio. Esse protagonismo feminino e sua potência nas favelas são abordados nesta conversa entre Nilza Rogéria Nunes e Alessandra Cruz.
Nilza Rogéria Nunes: Professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, coordenadora de Extensão Universitária e do Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero do mesmo departamento. Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio.
Alessandra Cruz: Professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, onde atua na área de extensão universitária. Mestre em Comunicação pela PUC-Rio.