
Ninguém vive sem informação. Esta é uma frase ainda mais verdadeira na sociedade e no mundo das redes do século 21. Mas o produto que estamos no Brasil consumindo é de boa qualidade? Afinal, somos uma democracia e, em tese, deveríamos ter acesso a informações verazes, procedentes de fontes confiáveis. Mas, na vida real, não é assim que acontece. A começar pelo simples fato de que, em uma sociedade sob as ordens do capital, quem controla a comunicação é quem tem poder. E faz uso desse poder para impor sua visão restrita e particular dos fatos ao restante da população. Como se fosse a única.
Contra esse quadro injusto é que se bate a comunicação popular. Com limitados e parcos recursos oferece uma outra percepção do que acontece no país e no mundo. Mas em que consiste e como opera esta comunicação comprometida com as pautas da maioria?
É o nosso tema de hoje, que marca o 17 de outubro, Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação. Está conosco a jornalista e professora Cláudia Santiago, também fundadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, com sede no Rio de Janeiro, mas com presença nacional que, há mais de 30 anos e com o olhar posto na periferia das grandes cidades, atua na formação de comunicadores populares.
Todo sábado, um entrevistado ou uma entrevistada debaterá os principais fatos em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo.
Além disso, o De Fato conta com os quadros Descomplicando a Economia, Prensa na Imprensa e Figuraça da Semana.
FICHA TÉCNICA DA EDIÇÃO
Apresentação: Katia Marko e Ayrton Centeno
Direção: Marcelo Ferreira
Produção: Saraí Brixner, Fabiana Reinholz e Clara Aguiar
Roteiro: Katia Marko e Fabiana Reinholz
Trilha sonora original: Zé Martins
Edição e sonorização: Alexandre Garcia
Técnica: Diego Dorneles
Arte: Clara Aguiar
Voz das vinhetas: Nara Lacerda
Se quiser entrar em contato, escreva para redacaors@brasildefato.com.br
O podcast De Fato é uma produção do Brasil de Fato RS em parceria com o SindBancários de Porto Alegre e Região.
SindBancários: Diga sim para quem defende você!