
Há muito tempo, os jogos, especialmente os videogames, evoluíram de simples passatempos para ferramentas complexas e elaboradas, com aplicações que vão além do entretenimento. Na área da saúde, os videogames têm se mostrado uma ferramenta poderosa na psicologia e na reabilitação neuropsicológica.
Ao transformar tarefas e atividades em desafios e recompensas, ou mesmo ao adaptar jogos já existentes, a gamificação se apresenta como uma alternativa promissora e complementar para o tratamento de diversos transtornos e distúrbios, como fobias e autismo.
Um exemplo disso é o Mundo Oby, uma plataforma criada para promover a socialização e o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
Quais as perspectivas futuras da gamificação na Psicologia? E como funciona o Mundo Oby?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
João Victor Guedes
Psicólogo, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde CEPSIC / HC/FMUSP. Realizou atualização em neuropsicologia no Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar, vinculado ao Centro de Pesquisa e Neuropsicologia de São Paulo (NANI-CPN).
Foi neuropsicólogo responsável do Laboratório de Transtornos do Espectro do Autismo (Mack-TEA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Preceptor / Pesquisador no Departamento de Saúde Mental na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (DSM-FCM/ Santa Casa).
Ricardo Roque
Pai, gamer, Designer e cofundador do Mundo Oby.
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com