
Não é novidade encontrar ondas de ódio em comentários sobre filmes e games com protagonismo feminino ou LGBTQIA+. Produções recentes como The Marvels e She-Hulk enfrentaram enxurradas de comentários machistas, de supostos fãs indignados com a crescente presença de mulheres protagonistas. A história se repete em games como Horizon, que conta com a protagonista Aloy, mulher e LGBT+.
O impacto de uma representatividade de qualidade para grupos minoritários é extremamente relevante. Crianças, adolescentes, pessoas LGBTQIA+ e meninas, por exemplo, podem finalmente se identificar com protagonistas e se sentirem representados, combatendo sentimentos de marginalização. É interessante observar que produções como The Boys e Gen V retratam personagens “padrões” como vilões, evidenciando os defeitos presentes na sociedade.
Mas por que ainda existe uma resistência tão grande, principalmente entre homens heterossexuais, à crescente presença de minorias nessas mídias? São os privilégios e as inseguranças que motivam essas reações?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Roberto Segundo (jornalista, podcaster e entusiasta de games e cinema)
Jornalista, atuante na área esportiva e cultural desde 2012, atualmente desenvolve projetos sobre cultura pop no canal do YouTube “A Hora Suave”, é entusiasta de games, quadrinhos e cinema, recentemente nosso convidado trabalhou na produção do guia mais completo já publicado sobre o Homem Aranha.
Carolina Zahluth (Psicóloga e pesquisadora sobre o tema)
Psicóloga formada, mestre em psicologia pela Universidade Federal do Pará na linha de pesquisa psicologia, sociedade e saúde, atualmente trabalha na fundação da santa casa de misericórdia na gerência de desenvolvimento de pessoas, em seu mestrado nossa convidada produziu uma pesquisa intitulada “Super heroínas, uma leitura de gênero a partir do não protagonismo feminino nas histórias em quadrinhos”.
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com