
A hormonização representa um marco importante na vida de pessoas trans, possibilitando a afirmação da identidade de gênero e o alinhamento entre o corpo físico e a percepção de si. No entanto, essa jornada também pode apresentar desafios emocionais, exigindo acompanhamento em saúde mental para garantir um processo mais seguro e saudável.
Além disso, o Brasil segue sendo um dos países que mais mata pessoas trans, que são frequentemente marginalizadas e discriminadas, enfrentando transfobia, preconceito e violência. Esses fatores, somados às mudanças físicas e hormonais da terapia, podem intensificar os impactos na saúde mental. Como é o acompanhamento psicológico e o processo de hormonização?
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Mayara Costa (médica Endocrinologista)
Formada em medicina pela Universidade Estadual do Amazonas, possui residência em clínica médica pelo Hospital da força aérea do Estado de São Paulo (HFASP). É especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), nossa convidada atua diretamente com o processo de hormonização de pacientes trans.
(@endocrino.mayaracosta)
Juliano Vicente (Psicólogo especialista)
Psicólogo formado pela Universidade São Francisco, é especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-PR. Atua como psicólogo clínico, tendo como um de seus focos o atendimento para pessoas trans, além de ministrar cursos e treinamentos sobre temas associados à transgeneridade.
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com