
A segurança pública e a saúde mental estão intrinsecamente ligadas. Pode parecer simples pensar que segurança é igual à sensação de bem-estar na população, mas a relação entre o agente de segurança pública e a saúde mental é ainda mais direta.
Esses profissionais estão expostos diariamente a situações de violência e estresse, o que pode levar ao adoecimento psicológico, como o Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT), quadros depressivos graves e quadros patológicos de ansiedade. O planejamento e as políticas públicas podem ser a chave para prevenir não só ações criminosas, mas também promover saúde na população e nos profissionais que estão na linha de frente.
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com:
Dr. Allan Jasper
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui mestrado em Desenvolvimento Regional e atuou como Pró-reitor de Planejamento na Universidade Federal do Amapá, é também especialista em Gestão Empresarial. Atualmente coordena os cursos de Administração presencial e de Administração Pública EAD na Universidade Federal do Amapá. Nosso convidado é Coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado “Segurança Pública e Defesa Social no Amapá”, que envolve a construção do plano e da política estadual de segurança do estado.
Msc. Nathalia Almeida
Psicóloga, mestre em Segurança Pública pelo programa de pós-graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Avaliação Psicológica e atua como psicóloga no posto de 1º tenente do quadro complementar de Oficiais da Polícia Militar do estado do Pará (PMPA).
PRODUÇÃO E CONTATOS:
Podcast Sessão Marcada – sessaomarcadapodcast@gmail.com
Coordenação Geral: Rafael Mendes – mendespsi13@gmail.com
Coordenação de Pautas científicas: João Estevam – joaoestevampsi@gmail.com
Edição de som e imagem e suporte técnico: Victor Oliveira – victoroliveira.gd@gmail.com
Referências:
MENDES, Allan Jasper Rocha; SIMON, Lilian Wrzesinsk; PEREIRA, Jéssica Rocha de Souza; COSTA, Alexandre Marino. O papel das micro-práticas na estratégia organizacional: contribuições da teoria das janelas quebradas. Revista de Extensão e Iniciação científica da UNISOCIESC, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://dalfovo.com/ojs/index.php/reis/article/view/327/333.