
Está no ar mais um episódio!!! Quantas mães já se perguntaram: “quem em você quer - ou quis - ter um filho?” É sobre esse tema e a urgência dessa pergunta que converso com a querida Mônica Parlangelo.
Parece tão automático na nossa sociedade esse lugar de “tenho uma vagina, logo tenho que ser mãe”, mas será que podemos mudar isso? Muitos casais decidem ter filhos para o mundo apenas para responder a uma programação social e cultural, para atender às necessidades da própria criança ferida, para aliviar a carência. A sugestão aqui é sermos honestas e tentarmos compreender quais os possíveis motivos conscientes e inconscientes dessa decisão.
Será que é sempre por querer alguém para cuidar e amar que decidimos ter um filho? Ou será que uma parte de nós decide também por puro egoísmo? Ou talvez o medo da falta? Será que não é o medo da solidão? Talvez todas aqui concordem que seja injusto trazer um ser humano para este planeta só porque queremos alguém para cuidar de nós ou nos amar. Mas até que ponto conseguimos “controlar” esse desejo, mesmo que ele não seja assim tão altruísta quanto queremos demonstrar ou narrar?
#maternidadereal #podcastmaternidade #sermãe #meufilhominhavida #carênciamaterna #psicanálise