
No ar mais um episódio do nosso programa SER MÃE É FREUD! Neste episódio conversei com a psicanalista Francielle sobre um tema muito sério: ALIENAÇÃO PARENTAL. Sabe quando um dos cuidadores de uma criança faz de tudo pra destruir a imagem do outro pra criança? Bem, na verdade não é tão simples assim. As consequências desse “jogo” normalmente são desastrosas pro desenvolvimento emocional da criança envolvida.
No início trazemos de forma breve o que caracteriza o crime de alienação parental no Brasil. Falamos então sobre a importância da psicanálise dentro dos processos judiciais nestes casos, trazendo para a análise dos casos a compreensão de que é preciso levar em consideração não somente o que se é dito pelos “personagens”, mas principalmente o que não é dito. A justiça de vara de família atualmente está consciente de que, em situações familiares, existe uma grande complexidade, pois lidamos com sujeitos e narrativas que não permitem análises cartesianas.
Posteriormente trouxemos alguns exemplos de situações onde houve alienação e as consequências nocivas explícitas que chegam ao consultório. E, por fim, abordamos possíveis caminhos para que os cuidadores não entrem nesse “jogo” para proteger as crianças dos conflitos que deveriam permanecer na esfera dos adultos envolvidos.
Se você conhece pessoas que foram vítimas de alienação parental ou casais que estão se separando e demonstrando sinais de que podem entrar nesse “jogo”, compartilhem com elas. Pode ajudar a encontrarem outros caminhos mais saudáveis.
#alienacaoparental #psicanalise #divorcio #casamento #guardacompartilhada #divorciolitigioso #conflitodefamilia #traumasdeinfancia #varadefamilia