Nesse episódio analisamos como a nova PEC de auxilios aprovada recentemente é um tiro no pé para a esquerda, podendo ser comparada a um grande esquema de compra de votos para Bolsonaro. Tambem debatemos o assassinato do tesoureiro do PT no Paraná e suas repercussões no debate político, e por fim falamos sobre a crise internacional do capitalismo e seus desdobramentos com a queda de Boris Jhonson na Inglaterra e Mario Draghi na Itália.
Nesse episódio analisamos a polêmica envolvendo o PCO e o STF, as privatizações no Brasil e a "onda rosa" de governos de esquerda na América Latina
Nesse episódio debatemos a guerra na Ucrânia, os desdobramentos envolvendo a OTAN a Rússia e os países imperialistas, o objetivo principal é explicitar qual deve ser a posição da esquerda marxista diante dos fatos, baseando-se em uma análise histórico-materialista.
Nesse episódio debatemos o caso Monark, suas repercussões na esquerda, na direita e as conclusões sobre o combate ao nazismo e os limites da liberdade de expressão.
Nesse episódio debatemos o inicio de uma nova etapa política em Honduras, a morte de Olavo de Carvalho dentre outros assuntos relevantes da política nacional do momento
Nesse episódio analisamos a conjuntura nacional, em especial a candidatura de Lula, e a conjuntura internacional, com os conflitos na Ucrânia, Taiwan e Cazaquistão, e como esses se relacionam com um ataque coordenado dos países imperialistas aos BRICS.
Errata: A certo ponto do episódio comentamos que a coluna Prestes teria ocorrido no ano de 1930, quando na verdade foi entre 1925 à 1927. No fim do episódio comentamos que Antártida seria território estadunidense, quando a intenção era se referir ao Alaska
Errata: Chamamos o militante de esquerda André Constantine de Augusto
Eleição de Daniel Ortega na Nicarágua e quais as repercussões aqui no Brasil
Nessa semana analisamos as repercussões das eleições norte americanas e municipais, além do assassinato de João Alberto no supermercado Carrefour.
Errata: Nos esquecemos do nome do presidente brasileiro em 1904, cujo nome é Rodrigues Alves. Também erramos o nome do político de quem Haddad copiou a agenda em 2016, que na verdade foi Michel Temer e não José Serra como dito no episódio.
Nesse episódio debatemos a crise do corona vírus e os seus desdobramentos políticos. Apontamos soluções efetivas em termos de políticas publicas que a classe trabalhadora e suas principais organizações poderiam e deveriam estar colocando em pauta.
Nesse episódio analisamos a conjuntura política estadunidense e também nacional, comentando o ataque a candidatura de Bernie Sanders nos EUA, e no Brasil, o fracasso político de Bolsonaro representado pelo resultado pífio na economia. Também debatemos o desgaste que essa política provoca nos estados, como no caso da greve dos policiais do Ceará, que acabou por gerar um enorme debate sobre a postura dos irmãos Cid e Ciro gomes diante do levante promovido pelos policiais naquele estado
Nesse episódio abordamos o conceito de imperialismo e suas implicações no campo econômico e social, utilizamos como principal referencia a obra de Vladimir Lênin “Imperialismo Fase Superior do Capitalismo”, mas também referenciamos a contribuição de outros autores importantes como Marx, Rosa Luxemburgo e John A. Hobson.
Nesse episódio analisamos os acontecimentos recentes relacionados as declarações do secretario de cultura do governo Bolsonaro, e também o ataque imperialista dos Estados Unidos ao general iraniano Qasem Soleimani
Nesse episódio analisamos a política terrorista e assassina do governador fascista João Dória, em São Paulo, e também tecemos considerações acerca da criminalização e elitização de expressões da cultura popular como o funk e o futebol.
Nesse episódio debatemos o Quilombo dos Palmares, utilizando como base a leitura do livro de Edson Carneiro “Quilombo dos Palmares”, uma das primeiras obras a compilar uma quantidade relevante de documentos sobre o tema. Errata: durante o episódio foi dito que os quilombos não mais existem, quando a intenção original era dizer que não existem mais como o eram no período escravista. Os quilombos ainda existem, ainda que de maneira diferente do que foram no período tratado no livro.
Nesse episódio fazemos uma analise conjuntural, repercutindo os principais acontecimentos políticos das ultimas semanas
Nesse episódio debatemos a obra de Karl Marx: Peuchet Sobre o Suicídio. Como de costume buscamos demonstrar a atualidade do pensamento de Marx, e como não podia deixar de ser, mais uma vez podemos constatar que sua obra tem muito a nos dizer.
Nesse episódio debatemos de forma crítica a participação de Jair Bolsonaro e Donald Trump na ONU
Nesse episódio introduzimos a leitura da obra de Vladimir Lênin: O Estado e a Revolução. Esperamos que os companheiros se sintam desafiados a realizar o estudo desse livro de fundamental importância pra o entendimento do papel que deve devemos desempenhar em relação ao estado, enquanto classe trabalhadora