
O podcast Ressonância conversou com a ouvidora do HC da Unicamp, Erica Maria Cazetta Chinelatto, para entender como é o funcionamento da Ouvidoria do hospital e quais são os tipos de manifestações recebidas, encaminhamentos e soluções encontradas para ajudar os pacientes e familiares.
“A Ouvidoria do HC tem demandas próprias e específicas. Atua de maneira preventiva e estratégica dentro da ética profissional, com sigilo e imparcialidade. Nosso objetivo é acolher, ouvir, encaminhar e tentar solucionar o problema. Os pacientes ou familiares chegam aqui muitas vezes desgastados e conseguimos transformar a queixa numa solução do problema. Isso é muito gratificante”, relatou Erica durante o podcast
.
A Ouvidoria do HC foi criada em junho de 2004 com o objetivo de favorecer a comunicação entre os usuários, os profissionais da instituição e a própria direção do hospital. A Ouvidoria é uma exigência da Política Nacional de Humanização (PNH), na atenção hospitalar e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na humanização.