
No episódio e hoje eu vou falar com você de reflexões sobre relacionamentos e o amor romântico.
Acho muito curioso o termo "relacionamento sério". Acaso deveria existir relacionamento não sério? Se uma pessoa resolve entrar na vida de alguém, deve estar preparado(a) para assumir de forma séria essa relação, do contrário é melhor que fique sozinho.
Falo isso para pessoas de todos os gêneros, pois a responsabilidade afetiva não tem cor, idade, nem questões de gênero.
E o que é um relacionamento? É compartilhar, respeitar, não submeter, comunicar de forma efetiva e afetiva, é não fazer joguinhos bobos que geram ansiedade no outro. É fazer planos e cumprir suas promessas... Relacionamentos envolvem vários aspectos, só o sentimento não sustenta uma relação.
É bom não entrar em relacionamentos caso não tenha capacidade em todos os sentidos de manter uma relação. Não se faz teste drive com a vida e com as emoções dos outros.
Penso que essa coisa de "um relacionamento leve", significa um não relacionamento. Isso é ficar, curtir com alguém, o que é bom também, desde que esteja dentro do acordo. Agora quem fica não usufrui das benesses de quem tem um relacionamento, inclusive no que se refere a exclusividade.
Pessoas dependentes emocionais ou financeiras dos pais e da família, não estão prontas para um relacionamento. Para ser um sujeito autônomo precisa-se deixar de ser filho(a) antes.
O amor é atitude, ação. O amor não são palavras bonitas jogadas ao vento, isso qualquer um que sabe escrever e falar bem faz. Nem precisa de um curso superior pra isso.
E quando a gente fala de traição, é bom saber que ela engloba diversos fatores, inclusive os acordos do casal. Falar mal da pessoa que está ao seu lado pros amigos seus ou dela e para a sua família também é uma forma de traição.
Por fim, não se demore em um relacionamento infeliz, ninguém é obrigado(a) a ficar com ninguém, todo mundo pode mudar de ideia, esse é um direito garantido. Mas não seja covarde, termine a relação ao invés de forçar a pessoa, provocando nela sentimentos horríveis para ela faça isso por você.
Aquele que pensa que está passando os outros para trás, passa a si mesmo. A vida cobra a conta lá na frente.
Relacionamento é coisa séria, pra gente adulta.
Gostou deste conteúdo, então curti e compartilha com quem você entende que precisa refletir a respeito.
E se você quer ouvir mais sobre relacionamentos, vida a dois e relações afetivas, siga-me nas redes sociais no @fabianapsicocoach.
Obrigada por esses instantes, um beijo da Coach e até a próxima...
Fabiana Santiago é coach de carreiras, head hunter e psicanalista clínica. Possui mais de vinte anos de experiência profissional, atuando no ambiente corporativo, promovendo mudança cultural e capacitação intelectual. Atua também em consultório particular desde 2009, atendendo adultos, adolescentes e casais. Segue a linha freudiana e de seus sucessores. Formada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise, é especializada em Psicoterapia Breve pela Sociedade Paulista de Psicanálise e em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Fabiana é nascida na cidade de São Paulo no ano de 1974. #psicanalise #psicocoach #coach #mentoria #ressignificando #vidas #fabianasantiago #podcast #podcastdesaudemental #relacionamentos #saudemental #coachdecarreiras #depressao #depressaotemcura #podcast