
Como você se vê?
A autoimagem é o conhecimento que temos sobre nós mesmos e nesse conhecimento, há também uma parte valorativa chamada de “auto estima”. Normalmente temos uma visão distorcida do que somos, de quem somos e de como os outros nos veem.
Quero começar falando sobre a importância da família nesse processo de “construção da auto imagem”, isto é, quando somos crianças, nós ainda não temos a capacidade de discernir, nem de ponderar o que os nossos pais e outras pessoas importantes e mais próximas do nosso convívio social e familiar pensam e falam sobre nós.
Diante disso, como uma “esponja”, vamos absorvendo o que as pessoas dizem como se isso fosse uma “verdade absoluta”. Essa absorção, portanto, produz pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Quando adultos desenhamos a nossa auto percepção e dependendo de como fomos estimulados podemos ter uma estima elevada ou sermos pessoas com uma visão desestimulada de nós mesmos. O ponto está no equilíbrio disso, não podemos ser egóicos e acharmos que somos seres superiores, tão pouco, podemos ter uma visão rebaixada de nossas potencialidades.
Nós psicanalistas quando tratamos de um paciente com ansiedade, transtorno alimentar ou até mesmo insegurança, observamos a “linha do tempo”, da vida do paciente, buscando compreender em quais condições aquele sentimento foi despertado e quais são as “fantasias” criadas a partir desse sofrimento que, ainda hoje, imperam, limitam e causam o que chamamos de “sintomas”.
Portanto, se você foi uma dessas crianças criadas em um ambiente familiar crítico, reducionista, pouco acolhedor, poderá ser alguém que não vê em si os seus verdadeiros potenciais, tão pouco irá fazer as melhores escolhas, nem irá escolher as melhores companhias. Ao projetarmos a nossa imagem, iremos transmitir aquilo que pensamos ser, e consequentemente atrair o mesmo.
Se você sofre de medo, angústia, insegurança, baixa estiva, ansiedade nas relações busque a análise psicanalítica e esses aspectos poderão ser libertos de sua vida.
Gostou deste conteúdo, então curti e compartilha com quem você entende que precisa refletir a respeito.
Eu estou disponível para falar com você a respeito em todas as plataformas no endereço @fabianapsicocoach. Me chame e vamos conversar...
Obrigada por esses instantes, um beijo da Coach e até a próxima...
Fabiana Santiago é coach de carreiras, head hunter e psicanalista clínica. Possui mais de vinte anos de experiência profissional, atuando no ambiente corporativo, promovendo mudança cultural e capacitação intelectual. Atua também em consultório particular desde 2009, atendendo adultos, adolescentes e casais. Segue a linha freudiana e de seus sucessores. Formada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise, é especializada em Psicoterapia Breve pela Sociedade Paulista de Psicanálise e em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Fabiana é nascida na cidade de São Paulo no ano de 1974. #psicanalise #psicocoach #coach #mentoria #ressignificando #vidas #fabianasantiago #podcast #podcastdesaudemental #relacionamentos #saudemental #coachdecarreiras #depressao #depressaotemcura #podcast