
No dia 28 de dezembro de 2020, a Reuters noticiou a prisão de Zhang Zhan. A notícia dizia que Zhan era jornalista. O texto não informa o crime cometido, só mostra uma frase da mãe de Zhan, que denuncia: “Tudo que ela fez foi dizer verdades, e por isso ela pegou quatro anos [de prisão]”. Zhan não é formada em jornalismo, também nunca exerceu a profissão. Zhan é uma cidadã chinesa que preferiu desrespeitar algumas regras sanitárias invadindo e filmando hospitais para fazer denúncias. O que levou então uma agência de notícias a se referir a Zhang Zhan como jornalista?
Nesta edição do Recontando, faremos uma análise do discurso jornalístico em torno da terceira década do século XXI, que chega com alguns novos desafios geopolíticos que já nasceram antigos: a escalada na tensão entre China e EUA rememora os tempos da Guerra Fria e o papel dos discursos beligerantes que são tão defendidos pela mídia ocidental e que tem se tornado cada vez mais destacados como parte da disputa pela hegemonia global. Deste modo, o tema do programa se volta para a análise desses discursos pró-guerra em um produto midiático específico e o impacto que ele possui nos espaços de discussão pública. Analisamos a cobertura da agência Reuters sobre os protestos em Hong Kong e como a disputa geopolítica entre China e Estados Unidos ganha espaço nessa discussão.
Para comentar o discurso da agência de notícias, convidamos Audrey Siqueira, engenheiro e cientista de dados que viveu durante quatro anos na China e Elias Jabbour, doutor em Geografia e autor do livro China: o socialismo do século XXI.
A cobertura da Reuters sobre a China e a escalada de conflitos diplomáticos do país com os Estados Unidos são o tema deste episódio do podcast Recontando - A informação beligerante: o primeiro disparo de uma guerra?
|||||
Roteiro: Guilherme Caldas, Gustavo Costa, Ivan Conterno, Jorge Fofano, Julia Mantuani e Tomás Novaes | Narração: Guilherme Caldas, Ivan Conterno e Julia Mantuani | Edição e sonoplastia: Gustavo Costa, Ivan Conterno e Jorge Fofano | Arte: Ivan Conterno | O podcast foi um trabalho para a disciplina Ciências da Linguagem: dos Discursos do curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo no segundo semestre letivo de 2021.