Segunda parte da entrevista com Kamila Gabe, pesquisadora e doutoranda em nutrição pelo NUPENS-USP. Confira a parte I no nosso canal! A Kamila é doutoranda em nutrição pela USP, onde integra a equipe responsável pelo Guia Alimentar Para a População Brasileira e pelo NutriNet Brasil, estudo pioneiro que vai avaliar por 10 anos a relação entre alimentação e saúde no país. Saiba como participar em instagram.com/nutrinetbrasil.
Neste episódio:⠀⠀
- Como foi formulado o Guia Alimentar Para a População Brasileira.
- Alimentação não é só escolher o que entra na boca: comensalidade, prazer, cultura, socialidade e outros elementos que interferem na relação entre alimentação e saúde.
- O Guia e a Sustentabilidade: referência global.
- Elaboração da classificação NOVA: os alimentos segundo seu nível de processamento. As quatro categorias: in natura, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados.
- Aquisição e consumo de alimentos entre os brasileiros, aumento no consumo dos processados e diminuição dos alimentos in natura; explosão das doenças crônicas.
- 2014-2021: conquistas do Guia. Desaceleração no consumo de ultraprocessados.
- Os ataques do governo e a reação de defesa da sociedade. A perda de oportunidades econômicas com a cruzada contra a ciência.
- Obstáculos para adoção das recomendações: dicas individuais e a importância das políticas públicas.
- Macronutrientes: por que o Guia optou por não adotar essa abordagem e questões sobre o modelo.
- Matriz alimentar: os alimentos considerados em contexto. A alimentação é mais complexa dos que considerada apenas em termos de nutrientes.
- Óleos e gorduras: da demonização ao resgate recente, debate sobre as novas recomendações do JACC (EUA).
- Alimentação como política: escolhas de saúde, meio ambiente, sistemas alimentares, preservação da cultura.
⠀