
O sono é um dos principais pilares de uma vida saudável – porém, é de longe o mais negligenciado. Durante o século XX, nós perdemos horas preciosas e reduzimos a qualidade do nosso repouso, condição que piorou drasticamente após a pandemia da Covid-19.
Noites bem dormidas têm efeito direto na longevidade, na estabilidade emocional, na capacidade cognitiva e até no ganho de massa muscular. Por outro lado, a privação do sono é fator decisivo para o desenvolvimento de doenças cardíacas, demência, Alzheimer, diabetes e pode até levar à morte.
Felizmente, é possível reverter essa tendência e cultivar um sono restaurador com medidas simples e gratuitas. Para entender esse universo e as estratégias para a melhor noite de sono da sua vida, a Rádio VIVEAGORA conversou com a professora e psicóloga do sono Katie Almondes. Pós-doutora em psicobiologia e coordenadora do núcleo de pesquisas em neurociências e cronobiologia da UFRN, Katie é uma das pesquisadoras de ponta do tema no mundo, com 4 livros e 47 artigos publicados.
A entrevista rendeu dois programas: no primeiro, nós abordamos o mecanismo básico e os impactos que uma boa higiene do sono – ou a falta dela – têm na nossa vida; no segundo, falamos sobre os impactos da Covid no sono do planeta e estratégias para dormir melhor.
Depois desses dois programas, nós ainda faremos um terceiro, mais curto, falando sobre alimentação, suplementação e tecnologias que podem auxiliar no sono.
Com isso, inauguramos oficialmente nosso mês do sono e da saúde mental, no qual vamos trazer ainda conteúdo sobre o tema nos nossos canais. Entra na sintonia da #RádioVIVEAGORA, aprenda com uma especialista no tema e vem dormir melhor com a gente!
Apoie o VIVE:
padrim.com.br/viveagora
Siga:
instagram.com/somosviveagora
twitter.com/somosviveagora
facebook.com/somosviveagora
viveagora.com.br/blog