
Olá, ouvintes da rádio aurora!
Em Maio deste ano (2020), lançamos nosso primeiro livro, o Por uma arte revolucionária independente, escrito por André Breton e Diego Rivera. Durante a pré-venda, oferecemos uma conversa entre nosso querido camarada Caio Russo, historiador e mestrando na UNESP de Assim e trabalha com Teoria da Imagem, e nossa editora, Fabiana Vieira Gibim.
Essa relação que estabelecemos entre o livro e o mundo, um diálogo crítico e necessário diante das nossas próprias publicações que busca, em meio à dialética da materialidade, ir além do que as páginas impressas nos revelam. Caio Russo fala sobre a destruição do legado platônico que a crítica da imagem provoca, legado este que pretendia afastar a imagem da realidade, rebaixar o sensível.
O Devir-Imagem, pelo contrário, é o espelho - é o médium que se desloca entre a subjetividade e a objetividade. A Imagem, é produção deste sensível que antecede o sujeito, do reflexo que se move na superfície, enquanto o objeto permanece. Nosso convidado termina a primeira parte da conversa relacionando imagem ao fazer artístico. O que distancia a imagem banal, cotidiana, do fazer artístico? E na Literatura, o que “representa" a Imagem? Uma impossibilidade que se concretiza?
Em breve, lançaremos outros momentos desta conversa, que permeou também o surrealismo.
Navegue agora por esta ilha de edição e, caso queira escutar na íntegra, é só acessar nosso canal no youtube:
https://www.youtube.com/sobinfluencia