
LIVE REALIZADA com CARLOS EDUARDO F. YOUNG sobre o TEMA: QUANTO VALE O VERDE: A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS. CADU YOUNG: PROFESSOR TITULAR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) E ORGANIZADOR DO ESTUDO "QUANTO VALE O VERDE: A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS"
NOTA DE ABERTURA:
O VALOR DO VERDE OU DA BIODIVERSIDADE é uma questão bastante interessante, mas também complexa. É um valor que parece bastante difícil de ser visualizado em uma primeira instância, tanto pela sociedade em geral, quanto por governantes, embora seja um dos princípios mundiais de quem trabalha com conservação de espécies: “Elas valem mais vivas do que mortas.”
Por outro lado, quando tudo isso está morto, e criam-se produtos palpáveis como a pele de uma onça; ou quando se faz a derrubada da floresta causando a morte de todos os seres vivos que ali existiam, visando simplesmente a madeira; cria-se uma sensação de valor e perde-se para sempre os infinitos recursos naturais e possibilidades econômicas que ali existiam.
Esses produtos, na grande maioria das vezes ilegais ou com interesses particulares envolvidos parecem erroneamente agregar todo o potencial existente daquilo que foi destruído. Por exemplo: Qual o valor de uma pele de onça no mercado ilegal? Qual o valor do metro linear de uma tora de Cedro-Rosa? Qual o valor de uma cabeça de gado em um pasto onde antes existia uma floresta? Todos esses produtos já são precificados no mercado, seja ele ilegal ou não. Agora, qual o valor econômico atrelado a uma tartaruga marinha viva em seu habitat natural? Qual o valor da Floresta Amazônica em pé? Qual o valor do Cerrado preservado? Imensurável eu diria, por toda a importância que cada espécie exerce dentro dos ecossistemas, e se extrapolarmos, no equilíbrio da vida no planeta. Mas também existe uma parcela de valor que pode sim ser calculada.
E é aí, que entram pessoas como o CADU e tantas outras que trabalharam neste estudo e em outros que existem com relação a este tema para mostrar que sim, existe um valor de suma importância econômica e social para as nações atrelado a sua biodiversidade. Aí eu pergunto: QUANTO VALE O VERDE?
INSCREVA-SE NO CANAL do PARQUES NACIONAIS: https://www.youtube.com/parquesnacionais?sub_confirmation=1