Home
Categories
EXPLORE
True Crime
Comedy
Society & Culture
Business
Sports
History
Fiction
About Us
Contact Us
Copyright
© 2024 PodJoint
00:00 / 00:00
Sign in

or

Don't have an account?
Sign up
Forgot password
https://is1-ssl.mzstatic.com/image/thumb/Podcasts122/v4/a5/85/45/a58545e8-c353-2bcd-f1ce-9dfd0a567300/mza_18194960974225707039.jpg/600x600bb.jpg
Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Prof. Dr. Fabiano Abreu Agrela
21 episodes
1 week ago
Mantenha a sua mente equilibrada
Show more...
Mental Health
Health & Fitness
RSS
All content for Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela is the property of Prof. Dr. Fabiano Abreu Agrela and is served directly from their servers with no modification, redirects, or rehosting. The podcast is not affiliated with or endorsed by Podjoint in any way.
Mantenha a sua mente equilibrada
Show more...
Mental Health
Health & Fitness
https://d3t3ozftmdmh3i.cloudfront.net/production/podcast_uploaded/6459950/6459950-1651610264481-dfa28c615aff7.jpg
O estresse é o responsável pelo maior número de mortes por coronavírus
Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela
2 minutes 24 seconds
5 years ago
O estresse é o responsável pelo maior número de mortes por coronavírus

Me deparo com muitas teorias e afirmações que possam explicar o motivo do alto número de mortos por coronavírus no Brasil. Comecei então a buscar respostas através da ciência que explique a razão por este índice.

Concluí então em três fatores que estão relacionados. Um é um tanto óbvio, eu que vivo em Portugal, estou sempre no Brasil e costumo viajar por diversos países, posso afirmar que o Brasil é o país com maior densidade populacional. A Europa tem suas vilas, aldeias e cidades mais espaçadas, uma cidade grande como Lisboa por exemplo, tem menos habitantes que muitas cidades pequenas no Brasil. Isso faz com que a proliferação seja maior.

O segundo fator é a alimentação, com essa grande concentração em cidades grandes, a alimentação torna-se mais industrializada, têm a questão também do fast food, a comida rápida. As pessoas com o seu cotidiano atribulado, tendem a comer mais “porcarias” para logo se alimentar e continuar o trabalho. Que é o mesmo problema dos Estados Unidos.

E o terceiro fator é baseado em pesquisas que fiz e faço. Uma das minhas pesquisas sobre ansiedade, revelou que a ansiedade dos brasileiros estão a níveis preocupantes. O excesso de informações negativas e toda está “confusão” que o Brasil está passando, faz com que a ansiedade aumente assim como as conexões negativas no cérebro aumentando assim os riscos de doenças da mente.

Em 2019 a OMS, organização mundial de saúde, revelou que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo. A ansiedade eleva o estresse, que é o mecanismo da ansiedade para fugir do perigo e encontrar soluções. Se as soluções não são encontradas e as informações negativas continuam diariamente e nada muda, esta ansiedade contínua e esse estresse, desregula a produção de hormônios que servem para aliviar o estresse, é como se o estresse contínuo fosse uma luta contra o hormônio cortisol que serve para controlar o estresse e ele, por fim, perde a luta já que não encontramos maneiras para aliviar a ansiedade, desta forma, baixa a imunidade e nos torna mais vulneráveis.

O coronavírus é uma doença perigosa, principalmente para os idosos, pessoas com doenças crónicas, e pessoas com baixa imunidade, por isso, o alto índice de morte por coronavírus, deve sim estar relacionado a esta ansiedade que já é considerada comum no Brasil, e quando não controlada, leva a baixa imunidade e esta por sua vez aumentam os riscos de morte por coronavírus.

Sugestão de fonte:

Fabiano de Abreu

Neurocientista, neuropsicólogo, psicanalista, nutricionista clínico e psicopedagogo

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Mantenha a sua mente equilibrada