
O mês de setembro é marcado por campanhas de prevenção ao suicídio. O tema é uma questão de saúde pública já que representa mais de 1 milhão de mortes por ano em todo mundo. Quando falei a primeira vez sobre isso por aqui, há dois anos, os dados do Data/SUS apontavam para cerca de 11 mil casos/ano no Brasil. Em 2022, esse número subiu para 14 mil casos/ano, isso sem contar as subnotificações que acontecem por inúmeros motivos, seja por tabu ou por questões burocráticas e legais, como por exemplo a não cobertura de seguro de vida.
14 mil pessoas é a população total de cerca de metade dos municípios brasileiros. Imagina uma cidade que desaparece por ano por conta do suicídio?
O tema merece nossa atenção e esclarecimento, e esse foi o impulso para tirar do papel o projeto "Porta Aberta", e convidar mais pessoas para aprofundar o diálogo sobre as questões que nos tocam de alguma forma. Para a missão de hoje, as convidadas são a psicóloga Cledi Altenburger e a médica psiquiatra Tadiane Ficagna.
Então pega o fone de ouvido e vem com a gente que a conversa está só começando.
Produção: Gabriele Welter
Edição: Michel Martins