
COMO CHEGÁMOS AQUI?
No primeiro episódio do programa Por Portas e Janelas, procuramos compreender como chegámos a esta situação e o que nos trouxe até aqui.
A subida exponencial do custo das casas, resultado combinado da financeirização da habitação e da falta de investimento continuado de políticas públicas, faz com que qualquer cidadão seja, ou conheça alguém, atingido pela crise.
A exposição Habitar Lisboa apresentada na Garagem Sul do MAC /CCB serviu de motivação a uma espécie de raio-x à questão da habitação. Os convidados desta série atravessam vários campos disciplinares traduzindo precisamente a necessidade de dialogar e perspetivar desígnios para o futuro através da Sociologia, da Geografia, da Paisagem e da Arquitetura constituindo assim um inquérito a várias vozes de várias áreas.
Na palavra dos convidados oriundos das mais variadas áreas disciplinares, procurámos conhecer o que nos trouxe aqui, quais os problemas, quais as causas. É feito um retrato da situação atual, mapeando a tão “chamada” crise da habitação em que vivemos.
Entre as várias vozes, Marta Sequeira, João Ferrão, Paulo Martins Barata, Joana Pestana Lages, Sandra Marques Pereira, Tiago Antero e Miguel Judas.