
Neste episódio, Tony e Diana discutem o paradigma emergente do Desenvolvimento de Software Dirigido a Dados (DDSD) e seus impactos na engenharia moderna. Abandonando o modelo baseado em requisitos estáticos, o DDSD propõe um ciclo contínuo de adaptação, onde sistemas aprendem a partir de dados em tempo real.
A conversa aborda:
Arquiteturas flexíveis e orientadas a eventos
Ferramentas como Kafka, Spark e uso da nuvem
Algoritmos que automatizam decisões
Impactos na experiência do usuário
Riscos de viés, privacidade e compliance
O desafio do equilíbrio entre automação e julgamento humano
A principal barreira: transformação cultural e alfabetização de dados
Com analogias envolventes — como a fortaleza (modelo tradicional) versus o organismo vivo (DDSD) — o episódio mostra como decisões de arquitetura e cultura organizacional definem o sucesso de projetos nessa nova era de software inteligente.
☕ O episódio foi gerado com apoio de Inteligência Artificial a partir do debate coletivo entre professor, monitores e alunos, ocorrido na plataforma strateegia.digital, durante a disciplina IF977 – Engenharia de Software do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro de Informática da UFPE no semestre 2025.1.
Um papo que mistura café, código e consciência. Bora ouvir?
Link para o artigo de ponto de partida: Engenharia de Software Dirigida por Dados: Princípios e Práticas (https://go.uaite.xyz/esdbook-chap18)