
Neste episódio, Tony e Diana conduzem um mergulho profundo na jornada evolutiva dos estilos arquiteturais orientados a serviços – da robustez tradicional do SOA à flexibilidade dos microsserviços. A conversa gira em torno de temas críticos como modularidade, escalabilidade, acoplamento e a eterna dualidade entre arte e ciência no design de software.
Será que a arquitetura monolítica ainda tem espaço nos projetos atuais? Quais são os reais desafios e vantagens de se adotar microsserviços? E mais: quando a simplicidade supera a moda?
Se você já se perguntou qual o estilo arquitetural mais adequado para o seu contexto, este episódio é um convite para pensar além das buzzwords e entender a real engenharia por trás da escolha.
☕ O episódio foi gerado com apoio de Inteligência Artificial a partir do debate coletivo entre professor, monitores e alunos, ocorrido na plataforma strateegia.digital, durante a disciplina IF977 – Engenharia de Software do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro de Informática da UFPE no semestre 2025.1.
Um papo que mistura café, código e consciência. Bora ouvir?
Link para o artigo de ponto de partida: Microsserviços e Arquitetura Orientada a Serviços: Princípios e Desafios (https://go.uaite.xyz/esdbook-chap16)