
Está no ar o primeiro episódio da terceira temporada do Ponto de Commit! Para abrir com chave de ouro, nossos anfitriões Tony e Diana mergulham em uma discussão fundamental: por que a Engenharia de Software deve ser encarada como uma atividade coletiva – e não apenas técnica?
Com base no debate coletivo da turma de IF977 – Engenharia de Software do CIn-UFPE, este episódio traz reflexões sobre a importância da colaboração entre especialistas de diferentes áreas, os impactos da escuta ativa, a necessidade de incluir múltiplas perspectivas desde o início do projeto, e como a diversidade fortalece a construção de sistemas mais robustos, seguros e éticos.
Você vai ouvir dados do Standish Group, provocações filosóficas dignas de Carl Sagan, relatos de experiências práticas em projetos reais, além de reflexões sobre inclusão, acessibilidade, empatia, documentação colaborativa e responsabilidade social no desenvolvimento de software.
📌 Destaques:
Engenharia de Software como empreendimento humano e estratégico;
A importância da escuta ativa e da empatia;
O papel da multidisciplinaridade na inovação e na qualidade do produto;
Barreiras e soluções para uma colaboração inclusiva;
Metodologias como o AIdesign e práticas como o modelo C4.
🚀 Seja você um estudante, profissional ou entusiasta, este episódio vai te fazer repensar como os softwares são concebidos – e por quem.
☕ O episódio foi gerado com apoio de Inteligência Artificial a partir do debate coletivo entre professor, monitores e alunos, ocorrido na plataforma strateegia.digital, durante a disciplina IF977 – Engenharia de Software do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro de Informática da UFPE no semestre 2025.2.