
Neste episódio do podcast são abordadas as relações possíveis, implacáveis e inevitáveis que podemos realizar entre os principais pensadores da Filosofia e Ciência Política abordados nos episódios anteriores com o nosso tempo presente. A partir disso se compreende a importância e relevância de suas ideias e obras para compreender o tempo presente e fatos da vida social.
Na abertura do episódio é feita uma breve reflexão pessoal sobre o que é ser ou qual o papel do humanista como cidadão/profissional crítico e inteligente, como ator social, etc. Na introdução são feitas as considerações iniciais e apresentação do episódio.
No desenvolver do episódio são feitas as relações imprescindíveis entre os seguintes pensadores, com base em suas obras e episódios trabalhados: Thomas Hobbes; John Locke; Jean-Jacques Rousseau; Nicolau Maquiavel; bem como pensadores abordados breve ou indiretamente nos episódios anteriores: Platão, Aristóteles, La Boétie, Engels.
No final do episódio são feitas as conclusões e considerações finais. O objetivo do episódio não foi de tratar, especificamente, sobre uma questão, mas de instigar no ouvinte uma autorreflexão e crítica acerca da atualidade ao fazer perguntas e abordagem de assuntos. A análise de uma questão específica atualmente poderá ser analisada à luz de algum autor clássico ou conceito em um futuro episódio.
O fim do episódio é ao som da música "Filosofia", interpretada por Zeca Baleiro, o qual juntamente com José Carlos de Souza a compuseram-na.
Aproveite a escuta!