
Depois da epidemia de AIDS ocorrida nos anos 80 e 90, o panorama das Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, entre elas as infecções por HIV, no Brasil, mudou bastante. No caso do HIV, houve uma feminilização e uma pauperização das pessoas infectadas. Mais atualmente, vemos também um aumento de casos entre jovens, especialmente aqueles na faixa de 15 e 29 anos. A sífilis também tem crescido entre os jovens. Na faixa etária entre 13 e 29 anos, por exemplo, a infecção aumentou mais de 800% na última década. No RS, em especial na região metropolitana de Porto Alegre, a situação é preocupante há algum tempo. Os dados do Boletim Epidemiológico - HIV e AIDS de 2024, por exemplo, entre as capitais, Porto Alegre é a que apresentou maior índice composto, que leva em consideração as taxas de detecção na população geral, mortalidade e registros em menores de cinco anos de idade. No ranking dos 100 municípios com mais de 100.000 habitantes para esse mesmo período, o Rio Grande do Sul conta com treze cidades na lista: Canoas (1ª), Porto Alegre (2ª), Alvorada (5ª), São Leopoldo (12ª), Santa Cruz do Sul (19ª), Rio Grande (25ª), Pelotas (34ª), Sapucaia do Sul (35ª), Novo Hamburgo (40ª), Viamão (44ª), Gravataí (52ª), Cachoeirinha (59ª) e Santa Maria (60ª).
Quem vem conversar com a gente sobre esses números e o panorama das ISTs, no Brasil e no RS, é o prof. Dennis Maletich Junqueira
-----------
Siga o PodChem nas redes sociais @podchem_ufcspa, no instagram, e PodChem Ufcspa no Facebook ou podchem@ufcspa.edu.br.
Transcrição dos episódios: https://biochemdig.wixsite.com/website/podchem
Conheça a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA: https://ufcspa.edu.br/
Quer nos dar um feedback? É rapidinho e vai nos ajudar a entender melhor a sua opinião. Para isso, acesse o link para o formulário de avaliação: PESQUISA DE OPINIÃO
Principais informações relacionadas com o episódio:
Currículo do entrevistado: http://lattes.cnpq.br/6826847706348249
Sugestões culturais: Sebo ‘Beco dos Livros’, em Porto Alegre, ou o sebo que você tiver na sua região. Série “Máscaras de oxigênio não cairão automaticamente”, Globoplay (2025).
Aviso Legal: as opiniões, considerações e comentários emitidos pel@s entrevistad@s do PodChem - UFCSPA serão única e exclusivamente de responsabilidade de quem os emitir.