
O Podcast WoodFlow #19 traz uma análise profunda sobre como a madeira brasileira resiste à tempestade perfeita: tarifas, antidumping e futuro. Um mês após o início das tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos de madeira brasileiros, ao mesmo tempo em que a Europa avança no processo de antidumping contra o compensado de pinus. Somado à sazonalidade do mercado no segundo semestre, o setor vive um cenário desafiador, mas cheio de aprendizados e oportunidades.
Para debater esse momento decisivo, Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow, recebe Marcelo Wiecheteck, head de Desenvolvimento Estratégico da STCP, e Bartolomeu Silva, diretor industrial de compensados da Sudati. Juntos, analisam os dados mais recentes das exportações, os impactos imediatos do tarifaço e os possíveis desdobramentos do antidumping europeu, mas também apontam caminhos para a diversificação de mercados, ajustes industriais e vantagens competitivas que o Brasil pode conquistar.
Apesar da incerteza, a mensagem central é de resiliência: o Brasil tem condições de se estruturar, inovar e sair mais forte dessa conjuntura. O mercado de madeira continua sólido e novas oportunidades podem surgir a partir dessa fase desafiadora.