
Em um cenário de disputas comerciais entre EUA e BRICS, a parceria entre Brasil e China ganha força — e a ciência também entra nesse movimento. Neste episódio do Tornar Comum, conversamos sobre como a UFMT se conecta a esses desafios globais por meio da internacionalização da pesquisa.
Ouvimos Marco Túlio dos Santos Costa, doutorando em Ciências Veterinárias e primeiro estudante da universidade a realizar intercâmbio científico na China; a professora doutura Caroline Oliveira, coordenadora do Centro Chinês da UFMT, que aproxima cultura, língua e ciência entre os dois países; e o professor doutor Sérgio Roberto de Paulo, secretário de Relações Internacionais, que explica como a internacionalização fortalece a ciência, os estudantes e o desenvolvimento de Mato Grosso.
Um episódio sobre ciência, cooperação internacional e o papel estratégico da universidade no mundo de hoje.
Produção, roteiro e entrevista: Maria Rita Lima e Zina Crepaldi
Entrevistado: Marco Túlio dos Santos Costa, doutorando em Ciências Veterinárias da UFMT; Profa. Dra. Caroline Oliveira, coordenadora do Centro Chinês da UFMT; e o Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo, Secretário de Relações Internacionais da UFMT
Arte: Márcio Andrade Lima
Captação de áudio e vídeo: Sávio Santos
Edição de áudio: Zina Crepaldi
Supervisão: Pâmela Craveiro (Coordenadora de Pesquisa/Propesq) e Bruno Araújo (Pró-Reitor de Pesquisa)
Fala com a gente! Você pode enviar uma mensagem de texto ou de voz pelo número (65) 99232-4334 ou pelo nosso e-mail: tornarcomum.propesq@ufmt.br
A sua sugestão ou dúvida pode virar tema de um dos próximos episódios do Tornar Comum! Acompanhe o podcast nos perfis oficiais da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT e fique por dentro das novidades!
Tornar Comum é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT, por meio do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência na UFMT.