
No coração de Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães é mais do que um destino turístico de paisagens impressionantes. Entre paredões de pedra, vales profundos e cachoeiras exuberantes, esse território guarda segredos de milhões de anos – fósseis, pinturas rupestres e formações rochosas que contam a história do planeta e da ocupação humana na região.
Neste episódio do Tornar Comum, viajamos pelo passado geológico e cultural da Chapada com o professor da UFMT Caiubi Kuhn, geólogo, mestre e doutor em Geociências, referência no estudo da região e atual coordenador científico do Geoparque Chapada dos Guimarães. Nascido na região, Caiubi une conhecimento científico e uma conexão afetiva única com o local.
Ao longo da conversa, ele compartilha como as pesquisas realizadas na área ajudam a entender o passado, preservar o presente e projetar o futuro dessa paisagem que é patrimônio natural e cultural do Brasil.
Produção, roteiro e entrevista: Maria Rita Lima e Zina Crepaldi
Entrevistado: Caiubi Kuhn
Arte, captação de áudio e vídeo: Márcio Andrade Lima
Edição de áudio: Zina Crepaldi
Supervisão: Pâmela Craveiro (Coordenadora de Pesquisa/Propesq) e Bruno Araújo (Pró-Reitor de Pesquisa)
Fala com a gente! Você pode enviar uma mensagem de texto ou de voz pelo número (65) 992324334 ou pelo nosso e-mail: tornarcomum.propesq@ufmt.br.
A sua sugestão ou dúvida pode virar tema de um dos próximos episódios do Tornar Comum! Acompanhe o podcast nos perfis oficiais da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT e fique por dentro das novidades!
Tornar Comum é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMT, por meio do Programa Institucional de Comunicação Pública da Ciência na UFMT.