
Porém Preto Edição Especial #02 para 2ª Mostra Taturana de Cinema no Ar!!
A Mostra nos apresentou filmes entre longas-metragens e curtas-metragens que reforçam o compromisso com a democracia e a luta antirracista.
Os dois filmes desse EP falam, retratam e valorizam os saberes tradicionais e o mode de viver:
Ao som de caixas, pandeiros e bumbos, mulheres e homens de todas as idades cantam, tocam, batem palmas, dançam, recriam as tradições e recontam sua própria história na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. A direção de "A Sússia" é de Lucrécia Dias, moradora da comunidade e que registra a dança (Sússia) típica do interior tocantinense.
Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro, apresentam "Nhemongueta Kunhã Mbaraete, o documentário revela em uma abordagem poética processos de transmissão de conhecimentos para o bem viver Mbya Guarani. São 4 conversas que foram feitas através de cartas, e comentamos sobre o que absorvemos de cada um.
Esse episódio foi construído em parceria com o Instituto Goethe ( @goetheinstitut_saopau ), Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (@associacaoapan), @coalizaonegrapordireitos, e @wondermariafilmes (Portugal) para a 2ª Mostra Taturana de Cinema ( @taturanamobi ).
Não deixem de conferir, a Mostra entrou em itinerância no último dia 20/09 e vai ficar até dezembro! Pra assistir, basta acessar a plataforma da Taturana Mobilização Social (www.taturanamobi.com.br >> Filmes >> Mostra Taturana de Cinema), se cadastrar e agendar uma ou mais sessões dos títulos disponíveis.