Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Chegamos no 16º e último episódio da temporada! Isso mesmo. E nesse episódio, vou falar sobre o artigo publicado nesta semana que passou na Biblioteca Cochrane, sobre uso de antidepressivos no tratamento da dor crônica. Na parte de questões da epidemiologia, vou tecer alguns comentários sobre questionários sobre avaliação de qualidade de vida, mas mais especificamente o WHOQOL, tão utilizado mundialmente.
Acesso ao artigo em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD014682.pub2/full
Episódios envolvidos neste estudo:
Comparação em paralelo: T1E18
Análise em rede: T2E8
Odds ratio: T1E10
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Chegamos no penúltimo episódio desta temporada, e nele, vou falar sobre uma revisão Cochrane, avaliando os benefícios e possíveis danos do Metilfenidato, a famosa Ritalina, em crianças e adolescentes com diagnóstico do Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, o TDAH. Nesse episódio eu vou, então, na parte de epidemiologia, falar sobre como interpretar os resultados de variáveis contínuas, aquelas como peso, altura, e, no caso do artigo apresentado, avaliações de escalas. Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009885.pub3/full Episódios citados neste:
T1E18
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. No 14º episódio desta temporada, vou mostrar os resultados de uma revisão sistemática da Cochrane, publicada recentemente em fevereiro de 2023, sobre o uso do cálcio e da vitamina D, isolados ou juntos, para o aumento da densidade mineral óssea em mulheres pré- menopausa. Na parte de epidemiologia, vou aproveitar e discutir como podemos trabalhar o raciocínio clínico da importância de se utilizar o Frax, instrumento para se avaliar a necessidade de solicitar a Densitometria óssea, de acordo com algumas características das pessoas.
Links deste episódio:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012664.pub2/full https://abrasso.org.br/calculadora/calculadora/
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Entrando no último mês da terceira temporada do nosso Podcast POEMs da BVS APS, vou apresentar a vocês uma revisão sistemática da Cochrane, discutindo sobre o uso de antibióticos no tratamento de crianças com tosse produtiva persistente. Já na parte do olhar em epidemiologia, vou falar um pouco sobre diferenças entre estudos antigos e estudos novos para as revisões sistemáticas. Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004822.pub3/full Episódios envolvidos neste estudo:
T2E6
T1E18
T1E5
T1E10
T1E11
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. O décimo primeiro episódio da terceira temporada vai tratar de um tema extremamente relevante na prática dos profissionais da atenção primária: intervenções para reduzir o consumo perigoso de álcool. Para isso, vou comentar sobre uma revisão sistemática da Biblioteca Cochrane sobre aconselhamento breve e seus efeitos na proteção do consumo danoso da bebida alcoólica. Também vou falar, na parte da epidemiologia, sobre uma etapa crucial num ensaio clínico, que é a randomização. Por que é realizada? Como é pensada? São informações muito importantes para o leitor mais atento à qualidade das informações fornecidas pelos artigos científicos lidos.
Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD004148.pub4/full
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Neste décimo episódio desta terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado na Biblioteca Cochrane, publicado em dezembro de 2021, falando sobre o uso de antibióticos para o tratamento da dor de garganta, tanto em crianças, quanto em adultos. Sobre o tópico da epidemiologia, vou falar um pouco sobre a importância e os detalhes que devemos conhecer sobre o grupo controle num ensaio clínico.
Artigo disponível em:
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD000023.pub5/full
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia. Estamos no nono episódio desta terceira temporada, e vou falar sobre um estudo publicado na Biblioteca Cochrane, no final de fevereiro deste ano de 2023, sobre o uso de imobilização no tratamento do túnel do carpo. Na parte da revisão em epidemiologia, vou complementar minhas considerações sobre o tema “Intervenções em ensaios clínicos”, feitas no décimo episódio da segunda temporada. Isso porque este artigo utilizou como uma intervenção o uso de imobilizadores no tratamento do túnel do carpo, cujos resultados precisam ser compreendidos no contexto de como entendemos benefícios e pesamos os seus custos.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD010003.pub2/full#CD010003-sec-0189
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e no oitavo episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em outubro de 2022 no New England Journal of Medicine, comparando os efeitos da colonoscopia na redução da incidência de câncer de cólon, na mortalidade por este câncer e na mortalidade por todas as causas. Vou realizar uma análise à luz deste artigo, mas com o viés das interpretações que devemos tecer em termos de efetividade para saúde pública, pois o tema gera discussões.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste sétimo episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em dezembro de 2022 no New England Journal of Medicine, comparando a hidroclorotiazida com a clortalidona na prevenção de eventos indesejáveis, principalmente cardiovasculares. Junto à discussão sobre este artigo, vou falar em epidemiologia, sobre desfechos compostos, uma forma de se organizar os desfechos a serem estudados em ensaios clínicos.
Artigo disponível em https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2212270?query=featured_home
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste sexto episódio da terceira temporada, vou falar sobre um estudo publicado em janeiro deste ano no Jornal do Conselho Americano dos Médicos de Família, falando sobre a solicitação do rastreio do câncer de próstata através do PSA e do toque retal para homens acima de 70 anos, ou seja, grupo cujo benefício é muito questionável, pelo baixo valor do cuidado agregado. Em epidemiologia, em função desta intervenção, vou falar sobre sobre rastreio, sobrediagnóstico e sobretratamentos, todas consequências indesejadas e com potencial de dano.
Artigo disponível em:
https://www.jabfm.org/content/early/2023/01/02/jabfm.2022.220185R1
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste quinto episódio da terceira temporada, vou falar sobre uma metanálise publicada no Journal of the American College of Cardiology, agora, em fevereiro de 2023, que analisou os efeitos da aspirina com ou sem estatinas na redução de infarto do miocárdio e no aumento do risco de sangramentos. Como este estudo utilizou também a análise de sensibilidade, um artifício estatístico bem conhecido e utilizado, entendi por importante compartilhar com vocês como isso é feito e por que é feito.
Artigo disponível em
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772963X22002976#appsec1
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste episódio da terceira temporada, vou comentar o estudo publicado no JAMA Internal Medicine em janeiro deste ano, sobre os efeitos dos exercícios aeróbicos na incidência do diabete mellitus. Um ensaio clínico randomizado foi conduzido por 10 anos para avaliar o grau de benefício no surgimento desta doença em pessoas com obesidade central e esteatose hepática não alcoólica, ou seja, com maior risco de desenvolver a diabetes. Também vou aproveitar o estudo para falar sobre a importância da tabela 1 dos artigos, muitas vezes negligenciada, mas de extrema importância para a análise da qualidade dos delineamentos.
Olá! Eu sou o Luciano Duro, médico de família e comunidade, mestre e doutor em epidemiologia e neste episódio da terceira temporada, vou comentar sobre um estudo recentemente publicado no British Medical Journal em janeiro deste ano, falando sobre avaliação da associação entre comportamentos saudáveis e o declínio da memória em idosos. Como revisão dos aspectos metodológicos, vou aproveitar o desenho de coorte prospectiva e comentar sobre confundimento, um fator que pode alterar a interpretação de resultados dos estudos observacionais.
Neste segundo episódio da terceira temporada, vou apresentar um estudo publicado no BMC Medicine em outubro de 2020, sobre a relação entre níveis séricos de vitamina B12 e eventos desfavoráveis. Aproveitando o delineamento deste artigo, vou fazer alguns comentários sobre uma medida de efeito muito utilizada em epidemiologia, a taxa de risco, ou hazard ratio. Confere aí!
Artigo disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7545540/
Neste primeiro episódio da terceira temporada, vou comentar sobre uma recente revisão sistemática da Cochrane publicada em dezembro deste ano, falando sobre avaliação dos efeitos de intervenções baseadas na família em populações indígenas, sobre a saúde de crianças na primeira infância. Na parte sobre epidemiologia, vou comentar sobre o tão importante indicador em saúde que é o Coeficiente de Mortalidade Infantil e o quanto compreender esse indicador pode nos ajudar a melhor atender nossas crianças.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012463.pub2/full
Neste último episódio da segunda temporada, falando sobre relações entre causas e efeitos, vou comentar sobre uma recente revisão sistemática da Cochrane publicada em março de 2018, avaliando os benefícios e malefícios das intervenções farmacológicas para facilitar a descontinuação do uso crônico de benzodiazepínicos. Na última parte sobre causalidade e suas relações, vou falar sobre os cinco últimos critérios criados por Sir Bradford Hill, epidemiologista e estatístico inglês pioneiro na publicação sobre este tema.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012463.pub2/full
Neste segundo episódio da série final da segunda temporada, falando sobre relações entre causas e efeitos, foi comentar os resultados de uma coorte publicada no Lancet no início de dezembro agora de 2022, demonstrando uma relação entre a exposição em crianças e adolescentes à exames de tomografias de pescoço e cabeça e o desenvolvimento de neoplasias no futuro. E é sobre estas relações demonstradas que vou puxar a discussão sobre alguns dos nove critérios sugeridos pelo grande epidemiologista e estatístico inglês em 1965, após seu importante artigo publicado: “O Ambiente e a Doença: Associação ou Causalidade?”, buscando demonstrar as diferenças entre os termos associação e causalidade.
Artigo disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanonc/article/PIIS1470-2045(22)00655-6/fulltext
Faltando pouco para terminar a segunda temporada do Podcast POEMs da BVS/APS, neste episódio 14 eu vou comentar sobre uma revisão da Cochrane publicada em junho de 2019, falando sobre o uso de probióticos para prevenção de otite média aguda em crianças. Tanto o uso dos probióticos, quanto o estudo da otite média em crianças são temas importantes para a prática do médico em atenção primária. Junto com essa revisão, eu vou iniciar uma pequena série de 3 episódios sobre causalidade em epidemiologia, pois na nossa busca diária de respostas a dúvidas clínicas, compreender como se relacionam causas e efeitos é essencial.
Artigo disponível em: https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD012941.pub2/full?highlightAbstract=antibiotic%7Cprevent%7Cantibiot%7Cprevention
Neste 13º episódio da segunda temporada do Podcast POEMs da BVS/APS, vou apresentar uma revisão sistemática da Cochrane publicada em maio de 2021, sobre a precisão diagnóstica das concentrações de ferritina (soro ou plasma) para detectar deficiência de ferro e risco de sobrecarga de ferro em síndromes primárias e secundárias. Também vou apresentar, na parte de epidemiologia, alguns aspectos relativos aos estudos ecológicos, delineamentos pouco discutidos, porém muito utilizados em epidemiologia social.
Artigo disponível em https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD011817.pub2/full#CD011817-abs-0002